ASSALCE

Servidores visitam Aquiraz em ação do Casulo Cultural

Por Paulo Veras
26/11/2024 13:47 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Atividade teve o município de Aquiraz como destino Atividade teve o município de Aquiraz como destino - Foto: Divulgação/Assalce

A Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce) realizou, no dia 22 de novembro, a última edição do Casulo Cultural deste ano, projeto que reúne servidoras e servidores para promover visitas a locais históricos e atrações turísticas. O destino foi o município de Aquiraz, distante 31 km de Fortaleza.

Juliana Malveira, responsável pelo planejamento e execução da ação, destacou a participação das servidoras e o apoio que o Casulo Cultural recebe. “Contamos sempre com o apoio do presidente da Assalce, Luis Edson Sales, e da 1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar (1ª Cia/CBC), por meio de seu do comandante, coronel Leandro Nogueira, que disponibiliza um bombeiro militar para acompanhar o passeio", afirmou.

Na oportunidade, as participantes visitaram o Complexo de Artesanato de Aquiraz e conheceram a maior renda de bilro do mundo. Este artesanato, também conhecido como renda do Ceará, começa no feitio do próprio instrumento. A rendeira constrói um tecido a partir de um fio de algodão finíssimo, que ganha forma sobre uma almofada, pelo uso de agulhas feitas com espinhos de cardeiro e sementes de tucum, árvores típicas brasileiras.

Servidoras da Alece em visita ao Complexo de Artesanato de Aquiraz - Foto: Divulgação/Assalce

Depois do Complexo de Artesanto, o ponto de parada foi o Museu do Engenho Colonial, localizado dentro do Engenhoca Parque. O equipamento conta a história do ciclo da cana de açúcar no estado do Ceará e relatam a vida de grandes personalidades da cidade. São mais de mil relíquias da década de 1920.  Os antigos engenhos contidos no museu foram da Cachaça Colonial. Outras atrações culturais do Complexo, como a casa de taipa e as ruínas, também entraram no roteiro da visita.

Saiba mais

Com esta edição, o Casulo Cultural encerrou as viagens de 2024. Os eventos turísticos estão programados para retornar a partir de fevereiro de 2025. Para mais informações, basta comparecer à sede da Assalce (rua João Emídio da Silveira, 198, Dionísio Torres) ou ligar para o telefone 85.3272.8832.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também