Departamento Legislativo

Dr. Sarto é anunciado como nome da base aliada para presidir a AL-CE e anuncia propostas para gestão

Por ALECE
11/01/2019 15:50 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Deputados Zezinho Albuquerque e Dr. Sarto durante encontro em que falaram aos demais parlamentares sobre a próxima gestão da AL-CE Deputados Zezinho Albuquerque e Dr. Sarto durante encontro em que falaram aos demais parlamentares sobre a próxima gestão da AL-CE - Foto: Paulo Rocha

Durante encontro realizado na manhã desta sexta-feira (11/01), na Presidência da Assembleia Legislativa do Ceará, o presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), anunciou o nome do deputado Dr. Sarto (PDT) como o candidato da base aliada para presidir o Poder Legislativo a partir de 1º de fevereiro, no biênio 2019/2020. O encontro marcou ainda a apresentação de propostas do deputado Dr. Sarto para a futura gestão da AL-CE, dentre elas ações para a qualificação dos servidores e servidoras do Poder Legislativo.

Para Zezinho Albuquerque, a escolha pela indicação de Sarto satisfaz líderes de bancadas, deputados e funcionários da Casa. “Já conversei com parlamentares da oposição, que também vão apoiá-lo”, assinalou. Ainda de acordo com o atual presidente, todos os deputados têm mérito para dirigir a Casa, mas só temos uma Presidência, e para ocupá-la cabia àquele que tinha mais mandatos, é um dos mais antigos da Casa, e tem um relacionamento muito bom com os demais  deputados”, salientou.

O presidente da Assembleia ressaltou ainda que, se eleito, “o deputado Sarto vai fazer história como presidente desta Casa com o apoio dos funcionários, da imprensa, de todos os deputados, porque o Poder Legislativo cearense é um dos melhores do País”. Em fevereiro, Zezinho Albuquerque deixará a presidência da Assembleia para assumir o cargo de secretário das Cidades do governo Camilo Santana.

Metas para futura gestão

O deputado Dr. Sarto ressaltou que sua candidatura foi uma indicação do PDT. Se for eleito, anunciou que pretende investir ainda mais na qualificação do corpo de servidores da Casa, dentre as quais a área de Orçamento, e continuar fazendo a interlocução com a sociedade civil e a Academia. "Vamos utilizar os equipamentos como a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), o Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, o Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), e todos os organismos da Assembleia para melhorar e qualificar os servidores, os assessores e deputados", pontuou.

Ele lembrou que o Poder Legislativo hoje tem um parque de equipamentos muito bom e quer usá-lo para o bem público. "Sempre que houver oportunidade, vamos utilizar estes espaços em parceria com a Academia, para que as universidades que precisem de um lugar para ser ocupado possam se sentir contempladas”, enfatizou.

O ato de apoio, além de Sarto e Zezinho, reuniu outros 14 deputados eleitos ou reeleitos para a próxima legislatura: Bruno Gonçalves (Patri), Guilherme Landim (PDT), Evandro Leitão (PDT), Julinho (PPS), Leonardo Pinheiro (PP), Audic Mota (PSB), Dra. Silvana (PR), Sérgio Aguiar (PDT), David Durand (PRB), Marcos Sobreira (PDT), Nezinho (PDT), Romeu Aldigueri (PDT), Fernando Hugo (PP)  e Osmar Baquit (PDT). A indicação do nome de Dr. Sarto também tem o aval do governador Camilo Santana (PT).

Perfil

Natural do município de Acopiara e formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), José Sarto Nogueira Moreira vai exercer, a partir de 2019, o seu sétimo mandato consecutivo na Casa. Durante a legislatura que se encerra, ocupou a função de vice-líder do Governo Camilo Santana, além de presidir a Comissão de Fiscalização e Controle da Assembleia.

Sua carreira política se iniciou em 1988, quando foi eleito pela primeira vez vereador de Fortaleza. Quatro anos depois, após ser reeleito, tornou-se presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, chegando a assumir interinamente o Poder Executivo municipal em diversas oportunidades.

Ao longo de 30 anos de vida pública, foi líder do Governo Cid Gomes (PDT) na Assembleia, e presidiu as Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e de Educação da Casa, e também a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurou fraudes no Seguro DPVAT.

Ele já compôs a Mesa Diretora da Assembleia no biênio 2011/2012 como primeiro vice-presidente, chegando à Presidência da Casa, em janeiro de 2013, quando Roberto Cláudio (PDT), após vitória nas eleições municipais de 2012, assumiu a Prefeitura de Fortaleza.

(Com Agência de Notícias da AL-CE)

Veja também