Discussão sobre projeto antirracista na primeira infância é destaque no Conexão Alece
Por Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da Alece19/08/2024 11:24 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:
O chefe do Escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Fortaleza, Rui Aguiar, foi o convidado do programa Conexão Alece, anteriormente conhecido como Conexão Assembleia, desta segunda-feira (19/08). Na ocasião, ele abordou a implantação da estratégia Primeira Infância Antirracista (PIA) no Ceará.
A iniciativa, promovida pela Unicef em parceria com o Governo do Estado e apoio da Secretaria de Igualdade Racial e da Secretaria da Proteção Social, visa chamar a atenção sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil e promover práticas antirracistas nos diferentes serviços de atendimento a gestantes, crianças negras e indígenas de até seis anos e suas famílias. A metodologia contempla processos formativos de sensibilização e mobilização das equipes municipais.
Em entrevista à apresentadora Kézya Diniz, o convidado destacou que, a partir da análise dos planos de Primeira Infância de alguns municípios cearenses, foi constatada uma ausência de respostas em relação a algumas questões de caráter étnico-racial, no que se refere ao acesso, permanência do atendimento e qualidade dos serviços ofertados.
Sobre a metodologia de trabalho
“Nós fizemos um recorte, junto à Secretaria de Igualdade Racial, e separamos os 34 municípios com populações indígenas e negras mais significativas do Estado. Essas prefeituras estão melhorando suas abordagens antirracistas nos seus planos municipais e no segundo semestre deste ano vamos acompanhar a implementação dessas reestruturações. Vamos aprender com esses municípios e a ideia é de que em 2025 a iniciativa chegue a todas as cidades cearenses”, assinalou Rui Aguiar.
Para ele, a esperança é de que se o trabalho for bem feito nos próximos anos, “em médio prazo será possível conseguir reduzir os casos de racismo na primeira infância e adolescência”, enfatizando que não é mais possível se fazer política pública hoje em dia no País sem pensar em políticas de identidade étnico-racial e de gênero.
Segundo o representante da Unicef, é muito importante fazer com que a primeira infância esteja inserida em um contexto antirracista. “Tudo se decide na primeira infância. O racismo também é uma questão que pode ser decidida na primeira infância e é nisso que apostamos, que quanto mais cedo se começar um movimento antirracista, mais democrática vai ser a sociedade brasileira”, avaliou.
Saiba mais
Ainda de acordo com Rui Aguiar, o racismo na primeira infância pode estar simbolizado no ato de matrícula de uma criança na rede de ensino, no cadastro de programas sociais, no acesso a um serviço de saúde, dentre outras situações. “A formação da identidade começa aí. Sabemos que no Ceará há dificuldades de acesso à educação infantil em algumas áreas indígenas e comunidades quilombolas. A falta de acesso a determinados serviços é uma forma de racismo, é uma exclusão de certa forma consciente”, apontou.
Ele complementou que um projeto antirracista na primeira infância pode dar respostas rápidas, desde que haja investimentos necessários. “A busca ativa de crianças negras e indígenas que estão fora das escolas é um investimento que deve ser feito com urgência. Certas demandas exigem respostas mais rápidas do que as que temos visto até agora. A percepção é de que estamos mudando a forma de fazer política pública”, pontuou.
Conexão Alece - Apresentado pela jornalista Kézya Diniz, o programa vai ao ar às segundas-feiras, na Alece FM (96,7 MHz), a partir das 8 horas, com reprises na Alece TV (canal 31.1), às 20h30min. Além disso, o programa fica disponível em formato de podcast nas principais plataformas de áudio: Spotify, Deezer e Apple Podcasts.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também
Alece FM lança série especial de reportagem sobre a atuação do MPCE em casos de violência sexual contra crianças e adolescentes
A Rádio Alece FM apresenta a partir desta terça-feira (29/10) a série de reportagem “Violência sexual contra crianças e adolescentes: Chega de Silênci...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Alece FMCompromisso com a informação marca cobertura da Alece no 2° turno das eleições
Os veículos de comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizaram cobertura multiplataforma durante o 2° turno das eleições m...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da AleceAlece TV, FM e mídias fazem cobertura especial do segundo turno das eleições de 2024
Neste domingo (27/10), a Alece TV (canal 31.1), Alece FM (96,7 MHz) e mídias digitais da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) fazem a cob...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da Alece