Departamento de saúde lembra o Dia Mundial da Dislexia
Por ALECE10/10/2021 10:07
Compartilhe esta notícia:

Neste domingo, 10 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Dislexia e a célula de psicopedagogia do DSAS informa sobre a importância do diagnóstico precoce na prevenção dos impactos na aprendizagem da leitura e da escrita.
De acordo com Lídia Lourinho, coordenadora do Programa de Saúde Coletiva, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) e orientadora da Célula de Psicopedagogia da Assembleia Legislativa, a Dislexia é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, que apresenta como principais características a dificuldade no reconhecimento preciso e fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração.
“Tais dificuldades geralmente são resultantes de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas. Esta definição é adotada pela IDA – International Dyslexia Association, desde 2002”, destacou a coordenadora.
Ela explica ainda que a deslexia é também um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita. “De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, a dislexia está presente entre 5% e 17% da população mundial. Normalmente o diagnóstico acontece durante o período de alfabetização, embora também possa ser diagnosticado em adultos”.
O diretor do DSAS, Luís Edson Corrêa lembra que o departamento tem por missão promover o bem-estar físico, psíquico e social de servidores, parlamentares, dependentes destes e terceirizados do Poder Legislativo. “Neste 10 de outubro se comemora o Dia Mundial da Dislexia. Assim, a Célula de Psicopedagogia do DSAS vem prestar valorosas informações sobre a importância do diagnóstico precoce, prevenção e os impactos na aprendizagem da escrita e leitura”.
Luís Edson esclarece ainda que a missão “precípua do” DSAS é acolher, dar atenção e cuidar dos usuários “com dedicação, profissionalismo e ética, fatores imprescindíveis para um atendimento humanizado, comprometido e visão sistêmica. Agradeço por termos uma equipe tão competente com nossos valores de promoção à saúde”, frisa.
Da assessoria de comunicação do DSAS
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também

AVC: DSAS realizará pesquisa com servidores da Alece com foco na prevenção
O Acidente Vascular Cerebral (AVC), classificado como uma doença cerebrovascular, representa um grande desafio na gestão de saúde pública no mundo, ap...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com comunicação do DSAS
Alece realiza Dia D de Vacinação contra a hepatite B nesta quarta-feira
A Alece promoverá, nesta quarta-feira (09/07), o Dia D de Vacinação contra a hepatite B, além de testes rápidos. A ação é uma realização do Departamen...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com comunicação do DSAS
Projeto Florescer debate os desafios da alimentação de crianças atípicas
O projeto Florescer, iniciativa do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, promoveu nesta terça-feira (01/07), mais um encontro co...
Autor: Julyana Brasileiro