Companhia de Bombeiros orienta sobre procedimentos em casos de engasgos de bebês e crianças
Por ALECE27/05/2021 17:08
Compartilhe esta notícia:
Os engasgos são a terceira principal causa de morte em crianças e adolescentes de zero a 14 anos e em sua maioria são provocados principalmente pela ingestão de alimentos. Os casos ocorrem com mais facilidade com as crianças que têm entre zero e quatro anos de idade porque a via aérea ainda está em desenvolvimento, não se fechando adequadamente durante a deglutição.
O tenente coronel Emerson Bastos, subcomandante da 7ª Companhia do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, sediada na Assembleia Legislativa do Ceará, alerta que no caso de bebês é preciso redobrar os cuidados não apenas durante a alimentação, mas com brinquedos ou objetos que possam ser acidentalmente ingeridos.
Os sinais mais comuns de engasgamento incluem tosse ou respiração ruidosa; lábios ou pele azuladas; esforço grande para respirar e eventual perda de consciência.
Passo a passo
O oficial bombeiro afirma há uma técnica específica para a desobstrução das vias aéreas em bebês. ''Identificado o engasgo, comece segurando o bebê de barriga para baixo apoiando em seu antebraço. Com a cabeça levemente mais abaixada, segure a cabeça e a mandíbula do bebê com as dedos das mãos e tenha cuidado para não segurar pela garganta, pois isso irá obstruir mais ainda a passagem do ar'', alerta.
Após essa etapa, o tenente coronel Emerson Bastos afirma que é necessário dar cinco pequenas batidas com a base da mão entre os ombros do bebê, direcionando a mão para frente. Em seguida, deve-se girar o bebê mantendo a inclinação descrita.
''Para o movimento correto, deve-se posicionar os dedos na nuca, segurando o corpo com o braço, girando de forma que o bebê fique apoiado no outro braço. Na região central do tórax da criança, entre os mamilos, faça cinco compressões utilizando os dedos indicador e médio e repita o processo até a saída do líquido ou objeto ingerido. Se a criança chorar, é um bom sinal, pois significa que está entrando ar nos pulmões e que as vias aéreas estão desobstruídas'', explica.
A partir de um ano até a fase adulta, o recomendado é utilizar a chamada manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia. ''O socorro imediato é fundamental para salvar a vida de alguém que está com as vias respiratórias obstruídas e dificuldade para respirar'', assevera.
JB
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Servidores do Malce recebem treinamento sobre prevenção de incêndios e primeiros socorros
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da 1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar da (1ª Cia/CBC), realizou, nesta quinta-fei...
Autor: Júlio SonsolCurso de primeiros socorros e combate a incêndio contempla servidoras da PEM
A 1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar da Assembleia Legislativa do Ceará (1ª Cia/CBC) realizou, nesta segunda-feira (26/08), curso de primeiros...
Autor: Julyana Brasileiro