Companhia de Bombeiros orienta sobre prevenção de choques elétricos
Por ALECE06/05/2021 19:16 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
As residências são os locais em que acidentes de origem elétrica acontecem com mais facilidade, conforme aponta levantamento da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). O ambiente doméstico é também apontado como o local de maior perigo para os acidentes com choques elétricos. Apenas em 2019, foram 255 casos com 25 mortes, sendo o fio partido (que envolve acidentes com tomadas sem tampas e cabos sem isolamento) o líder no ranking de acidentes.
Para o tenente coronel Emerson Bastos, subcomandante da 7ª Companhia do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, sediada na Assembleia Legislativa do Ceará, desatenção e desconhecimento são os principais fatores que geram acidentes.
Levando em consideração esse fator, o subcomandante da Companhia traz recomendações para a população, a fim de evitar choques elétricos, incluídos entre as causas mais comuns em acidentes no mundo. ''O choque pode provocar graves consequências para a vítima, como queimaduras, perda de membros, e até mesmo parada cardiorrespiratória, podendo ser fatal especialmente quando a corrente elétrica é extremamente alta'', alerta.
Aparelhos elétricos devem ser mantidos distantes de pias e chuveiros
Uma das principais recomendações é deixar os aparelhos eletrônicos longe de locais com água e evitar dispositivos compactados perto de pias e chuveiros, pois a água é um condutor de eletricidade. ''É importante sempre manter os aparelhos elétricos afastados da água, não trocar lâmpadas ou executar qualquer tarefa que envolva eletricidade com o corpo molhado e ter atenção para manter os fios da sua instalação e de aparelhos eletrônicos encapados'', orienta o tenente coronel.
Em casos de problemas na instalação elétrica, o correto é procurar um profissional especializado e, se ocorrer acidente, o recomendado é desligar a chave elétrica do local. ''Em caso de acidente, corte ou desligue a fonte de energia, mas sem tocar na vítima, e afaste a pessoa da fonte elétrica que provocou o choque com o auxílio de materiais que não conduzam eletricidade e que estejam secos, como madeira, plástico, pano grosso ou borracha '', orienta o tenente coronel Emerson Bastos.
A 7ª Companhia do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros orienta a que se acione de imediato o Corpo de Bombeiros, para que seja verificado se a vítima está acordada e respirando.
Caso esteja inconsciente, mas respirando, a recomendação é deitar a pessoa de lado e colocá-la em posição lateral de segurança. Se ela estiver inconsciente e sem respirar, é necessária uma massagem cardíaca.
JB
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Servidores do Malce recebem treinamento sobre prevenção de incêndios e primeiros socorros
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da 1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar da (1ª Cia/CBC), realizou, nesta quinta-fei...
Autor: Júlio SonsolCurso de primeiros socorros e combate a incêndio contempla servidoras da PEM
A 1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar da Assembleia Legislativa do Ceará (1ª Cia/CBC) realizou, nesta segunda-feira (26/08), curso de primeiros...
Autor: Julyana Brasileiro