Companhia de Bombeiros da Assembleia traz recomendações para evitar acidentes domésticos
Por ALECE03/05/2021 19:15 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
O isolamento social é uma das medidas de prevenção à Covid-19. Se por um lado ficar em casa traz segurança em relação ao vírus, por outro, acende um alerta para o aumento dos acidentes domésticos. Com as pessoas permanecendo por maior tempo dentro das suas residências, a 7ª Companhia do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, sediada na Assembleia Legislativa do Ceará, destaca que é necessário redobrar cuidados com crianças e idosos.
De acordo com o Datasus, a principal causa de morte de brasileiros de um a 14 anos de idade são os acidentes que superam até mesmo casos de doenças e violência. Para orientar a população, o subcomandante da 7ª Companhia do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Emerson Bastos, faz um alerta que em relação aos acidentes domésticos mais comuns e o que fazer para evitá-los.
Nos casos de asfixia, a recomendação é não deixar objetos ao alcance das crianças e atentar para os brinquedos que não sejam compatíveis com a idade da criança. “Acidentes também podem ser ocasionados com alimentos em grãos. Então, redobre o cuidado com os idosos, principalmente com aqueles que já apresentam limitações na mastigação”, alerta.
Em relação à intoxicação, conforme o tenente coronel Emerson Bastos, ela pode ser ocasionada tanto por alimentos como com produtos químicos. “Por isso, evite deixar esses produtos e medicamentos ao alcance de crianças e dos idosos”, orienta o tenente coronel.
Acesso às escadas e prevenção quanto a afogamentos
Para evitar quedas, é importante ter atenção ao acesso às escadas nas residências, que, nos casos de crianças, deverão estar bloqueados, enquanto nos casos de idosos, há uma necessidade de corrimões. Outra dica é retirar os tapetes próximos tanto das subidas quanto das descidas, livres de objetos e brinquedos em seus degraus.
O afogamento é a quarta causa de morte acidental em adultos e a terceira em crianças e adolescentes no mundo. De acordo com o tenente coronel Emerson Vasconcelos, esse é um tipo de acidente doméstico que apresenta um maior perigo para as crianças pequenas. ‘’Atente para baldes, bacias e tanques de lavar roupa, mesmo com nível baixo de água, e não descuide dos vasos sanitários”, recomenda.
Para evitar queimaduras, a orientação é manter as crianças longe da cozinha, principalmente nos horários de preparo das refeições. “Também é recomendável que os cabos das panelas sejam direcionados para o centro do fogão, evitando que se esbarre o braço nas extremidades, o que leva as pessoas a se machucar com o alimento quente. “Deve-se evitar ainda que crianças e idosos tenham contato com álcool, fósforo, isqueiros e produtos químicos que podem causar queimaduras cutâneas”, orienta o oficial militar.
JB
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também
Servidores do Malce recebem treinamento sobre prevenção de incêndios e primeiros socorros
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da 1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar da (1ª Cia/CBC), realizou, nesta quinta-fei...
Autor: Júlio SonsolCurso de primeiros socorros e combate a incêndio contempla servidoras da PEM
A 1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar da Assembleia Legislativa do Ceará (1ª Cia/CBC) realizou, nesta segunda-feira (26/08), curso de primeiros...
Autor: Julyana Brasileiro