Companhia de Bombeiros da Assembleia alerta para cuidados com manuseio do álcool
Por ALECE10/07/2020 10:40
Compartilhe esta notícia:
O uso do álcool gel a 70% para higienização das mãos, um dos mecanismos de combate ao Coronavírus, exige cautela para evitar queimaduras. O alerta é da 7ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar da Assembleia Legislativa do Ceará. Desde o início da pandemia, a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) registrou 360 acidentes graves pelo uso do álcool durante a pandemia.
Para evitar acidentes, a recomendação é evitar a utilização do produto no ambiente doméstico, substituindo pela higienização das mãos com água e sabão. Em caso de necessidade, “o ideal é manter a distância de locais onde possa haver a possibilidade de aquecimento como a cozinha e o fogão, pois o produto é altamente inflamável perto de chama”, explica a primeiro tenente Samara Dantas.
Ainda de acordo com ela, quando retornamos do supermercado, usamos o álcool para a higienização dos produtos e nessa hora é importante checar senão tem alguém cozinhando, bem como se a boca do fogão está ligada, para evitar queimaduras. “O álcool tem sido nosso aliado nesse combate ao Coronavírus, mas é preciso cuidado para evitar acidentes’’, destaca.
Cuidados com as crianças
Outra medida fundamental para evitar acidentes é armazenar o produto em local arejado em temperatura ambiente e longe do alcance das crianças. Em relação à compra do produto, o indicado é procurar farmácias ou estabelecimentos comerciais para evitar adquirir um álcool falsificado e em nenhuma hipótese seguir receitas caseiras para fazer o produto.
No quesito limpeza, o álcool pode ser substituído por uma solução com o hipoclorito de sódio (água sanitária) na concentração de 2,0% a 2,5%. A diluição ideal é de 1 copo (200 ml) de água sanitária para 5 litros de água e o enxágue deve ocorrer após dez minutos.
Como evitar queimaduras
Calcula-se que cerca de 1 milhão de brasileiros sofram anualmente acidentes com queimaduras que são classificadas em 1º, 2º e 3º grau dependendo do nível de gravidade. Independentemente do caso, soluções caseiras como pasta de dente, açúcar e café não devem ser utilizados, podendo inclusive agravar o quadro.
“Se infelizmente acontecer a queimadura, o ideal é colocar a superfície queimada em água corrente por pelo menos 15 minutos. Em casos mais graves que geram bolhas e dor ou se atingirem regiões como rosto, mãos, genitália, pés e vias aéreas superiores, a recomendação é ir ao pronto socorro para que sejam feitos os procedimentos necessários’’, recomenda Samara Dantas.
O Centro de Tratamento de Queimados do Instituto Dr. José Frota (IJF), localizado em Fortaleza, é referência em todo o país no tratamento de queimaduras. No local, são realizados tratamentos de média e alta complexidade. A equipe é formada por cerca de 100 profissionais, dentre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
JB
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Servidores do Malce recebem treinamento sobre prevenção de incêndios e primeiros socorros
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da 1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar da (1ª Cia/CBC), realizou, nesta quinta-fei...
Autor: Júlio SonsolCurso de primeiros socorros e combate a incêndio contempla servidoras da PEM
A 1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar da Assembleia Legislativa do Ceará (1ª Cia/CBC) realizou, nesta segunda-feira (26/08), curso de primeiros...
Autor: Julyana Brasileiro