Coordenadoria de Comunicação Social

Comissão de Justiça e Paz segue recomendações do Comitê da Alece em carta a candidatos

Por Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da Alece
29/08/2024 15:11 | Atualizado há 2 semanas

Thiago de Holanda, coordenador do Comitê, destaca a relevância do documento Thiago de Holanda, coordenador do Comitê, destaca a relevância do documento - Arte: Núcleo de Publicidade da Alece

A Comissão Brasileira de Justiça e Paz, Regional Nordeste I, organismo vinculado à Confederação Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB), divulgou, na última segunda-feira (26/08), carta aberta a candidatos e candidatas a prefeituras no Ceará.

O documento, que tem como objetivo chamar a atenção dos futuros gestores para o papel dos municípios na prevenção à violência, segue as recomendações difundidas pelo Comitê de Prevenção e Combate à Violência (CPCV) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

Mais de 30 instituições, entre pastorais e organizações da sociedade civil, assinam o documento, que tem, entre as principais recomendações, um maior envolvimento dos municípios no âmbito da prevenção à violência, como investir em um protocolo de apoio e proteção intersetorial às famílias de vítimas de violência armada, como buscar de forma ativa manter crianças e jovens nas escolas e como proporcionar mais oportunidades para a juventude.

O coordenador do Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Alece, Thiago de Holanda, destaca a relevância da carta, que pauta os futuros gestores sobre a necessidade de colocar uma agenda de prevenção nos seus programas de governo.

“A violência tem uma cor, tem uma idade definida, tem um endereço. Nós temos esses dados mapeados disponíveis para as prefeituras sobre homicídios e violência, além de marcadores com o número de adolescentes fora da escola, com passagem por medidas socioeducativas; assim como demandas de saúde, de oportunidade, de acesso a políticas de cultura e lazer. E é muito importante que o gestor municipal tome a liderança desse processo e dessa agenda para avançar na mudança dessa situação tão dramática em que vivem muitos jovens nas cidades do Ceará”, recomenda Thiago Holanda.

Para ter acesso à Carta na íntegra, basta acessar o endereço: https://cadavidaimporta.com.br/news/comissao-de-justica-e-paz-segue-recomendacoes-do-comite-em-carta-aos-prefeitos/

Sobre o CPCV

O Comitê de Prevenção e Combate à Violência (CPCV) é uma instância de estudo, debate e mobilização que conta com apoio de diversos atores e instituições, em um esforço interinstitucional pela vida, vinculada à Mesa Diretora.

Instituído em 2016 com a denominação de Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, iniciou suas atividades em parceria com Governo do Estado, Unicef e instituições do Poder Público e da sociedade civil, e se constituiu com foco na prevenção de homicídios na adolescência.