Colaboradoras da Alece comemoram Dia Intenacional da Mulher
Por ALECE08/03/2022 20:23 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
O Núcleo de Saúde Mental da Assembleia Legislativa do Ceará, em parceria com o Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), o Comitê de Responsabilidade Social e o Núcleo de Práticas Sistêmicas Restaurativas da Alece, promoveu uma tarde para as terceirizadas da Empresa Certa, que atuam nos Serviços Gerais do Poder Legislativo, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira (08/03).
A atividade foi realizada no auditório do Anexo III da Alece (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque). Na abertura do evento, a primeira-dama da Assembleia, Cristiane Leitão, destacou a felicidade de contar com a colaboração de mulheres guerreiras e especiais na Casa .''Agradeço a cada uma pelo trabalho e por todo apoio no nosso dia a dia. Quando chegamos na Assembleia, encontramos ambientes organizados e higienizados, bem como profissionais dedicados. Acredito no trabalho, dedicação e amor. A mulher tem a característica do acolhimento e do cuidado. Todos os dias devemos reverenciar cada mulher que existe em nós'', destacou.
O presidente da Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce), Luis Edson Sales, parabenizou as colaboradoras da Casa e destacou que a gestão do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), tem uma preocupação com todos os colaboradores da Casa, independente do cargo que ocupam. ''Parabenizo a todas vocês que nos ajudam, fazem um trabalho de excelência na Casa e zelam pela nossa saúde, segurança e ambiente de trabalho. Essa gestão tem o olhar humanizado e a Associação está aberta para firmar um convênio para que vocês possam desfrutar dos benefícios da Assalce, como as atividades, oficinas e os descontos nas empresas parceiras'', afirmou.
Percurso histórico
Lígia Bessa, psicóloga do Núcleo de Saúde Mental da Alece, apresentou um histórico sobre o Dia Internacional da Mulher. A profissional observou que conquistamos o direito ao voto há 90 anos, mas que apenas nos anos 1990 e 1994 foram aprovadas leis que caracterizam estupro e atentado ao pudor, respectivamente , como crimes hediondos. ''Em 2006, tivemos o advento da Lei Maria da Penha. Ser mulher tem muitos significados, mas um é comum a todos: ser mulher é luta, é uma construção constante, e por isso, trouxemos o tema ´Eu Sou´ , pois com tantas histórias, apenas nós podemos dizer quem somos e quais os caminhos trilhados'', frisou.
Viviane Vale, master coach e membro do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), destacou que a mulher não é um sexo frágil, aludindo à célebre canção interpretada por Erasmo Carlos. ''Há dois tipos de mulheres: as que são fortes e aquelas que não sabem ainda da sua força. Precisamos reconhecer a força que temos dentro de nós, pelas nossas dores e desafios. A força pode passar despercebida, mas todas somos capazes. Não somos frágeis, somos sensíveis e isso é um presente divino'', observou.
Atividades
A servidora Jacqueline Assunção, servidora da Casa, com formação em Psicanálise e Saúde Mental, levou ao evento a prática de Biblioterapia com a poética de dois livros: "Empoderadas: mulheres eternas, corpo a corpo com a vida", do jornalista e escritor Palmério Dória, e "Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes", de Elena Favilli e Francesca Cavallo.
A segunda publicação conta a história de 100 mulheres extraordinárias que souberam deixar a sua marca no mundo e hoje servem de inspiração para que meninas de diversas idades saibam que suas habilidades não precisam ser definidas por seu gênero. "Trouxemos esse livros de mulheres emponderadas em nível nacional e internacional como uma sugestão e luz para que elas possam entender, se inspirar e fazer parte desse universo de mulheres fortes e de destaque'', afirmou.
Outras atividades
As psicólogas do Núcleo de Práticas Sistêmicas e Restaurativas, da Assembleia, Nara Guimarães, Izabel Saldanha e Selma Machado, fizeram práticas de exercícios sistêmicos, incentivando as colaboradoras a um momento de relaxamento e paz interior. A tarde foi encerrada com a entrega de brindes e um coffee break para as presentes.
O evento contou com a participação da presidente de honra do MMLC, ex-deputada estadual Meire Costa Lima, e da orientadora da Célula de Psicologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), Conceição Guerra. Sônia Maria da Silva Bento representou as colaboradoras que atuam nos Serviços Gerais na Alece, integrando a mesa diretora que conduziu as atividades.
JB
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99717.1801
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também
Curso do Projeto Bem-Me-Quero trata de Inteligência Emocional e Autoestima
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), em parceria com a Escola Super...
Autor: Júlio Sonsol