Cine Alece exibe documentário sobre empreendedorismo social
Por Júlio Sonsol02/06/2023 14:17 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Ceará exibiu, nesta sexta-feira (02/06), o filme "Quem se importa". A iniciativa, voltada para jovens estudantes de instituições públicas, faz parte da programação do Cine Alece, do Comitê de Responsabilidade Social da Casa, por meio das Células Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, de Sustentabilidade e Gestão Ambiental e de Fomento à Cidadania e ao Empreendedorismo de Impacto Social, em parceria com o Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC).
O evento, também aberto ao público, foi realizado no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, do Anexo II da Alece. A sessão de cinema foi acompanhada por alunos da Escola de Tempo Integral Jenny Gomes e Escola de Ensino Fundamental Francisca Morais Férrer (Itaitinga), bem como por jovens participantes do Programa Primeiro Passo, do Centro Comunitário São Vicente de Paula e do Projeto Crack Só de Bola, totalizando um público aproximado de 450 pessoas.
A primeira-dama da Alece e idealizadora do Comitê de Responsabilidade Social, Cristiane Leitão, explicou que todas as ações do comitê acontecem de forma integrada com os demais setores da Assembleia. "Daí vem o sucesso do Cine Alece, um projeto onde acontecem debates, conversas e é aberta uma escuta para todos os jovens participantes. Vale salientar que trabalhamos a saúde mental, o empreendedorismo e a sustentabilidade ambiental", pontuou. De acordo com ela, a cada nova edição do Cine Alece há um crescimento de público, "mostrando que estamos alcançando nosso objetivo", destacou.

Cristiane Leitão, primeira-dama da Alece (primeira da direita para a esquerda), durante a atividade - Foto: Bia Medeiros
A orientadora da Célula de Fomento à Cidadania e ao Empreendedorismo de Impacto Social, Luana Brasileiro, afirmou que a escolha do filme aconteceu em comum acordo com a Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas, que promove a curadoria do Cine Alece. "Pedimos que este mês fosse em alusão ao protagonismo dos jovens como papel fundamental na sociedade. O que importa realmente na exibição deste documentário é trazer a conscientização do que é relevante para os próximos anos", asseverou.
A gestora de projetos do MMLC, Juliana Holanda, salientou que o Movimento se pauta também em realizar iniciativas em parceria com os setores da Alece. "Trabalhamos para trazer esses jovens, de forma a permitir que todos tenham um olhar diferenciado do mundo. Assim, o Cine Alece traz temáticas que possibilitam a reflexão sobre aspectos sociais, familiares e de trabalho. O filme ´Quem se Importa´ traz esta visão do empreendedor", acentuou.
Repercussão
A estudante Sirlânia Lima Monte, de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, aluna do 8º ano do ensino fundamental, considerou a oportunidade de participar do Cine Alece com um momento muito importante. "Isto vai me ajudar bastante em minha vida. É um oportunidade em que podemos nos desenvolver mais, com este aprendizado e tirar alguns medos de como será o nosso futuro", revelou.
O professor de Empreendedorismo do Projeto Primeiro Passo, Carlos Aurélio, avaliou que os alunos tiveram um bom aprendizado sobre o conteúdo que ensina. "É uma área importante, e a interação proporcionada pelo Cine Alece, facilitou o entendimento de novas habilidades e competências importantes para o futuro de todos", afirmou.
Após a apresentação do documentário aconteceu uma roda de conversa que abordando o protagonismo exercido pelo jovem da responsabilidade socioambiental em nossa sociedade. O Cine Alece recebeu Yuri Passos, especialista em gestão e governança corporativa, Nathalia Santiago, líder de projetos com políticas públicas para jovens e adolescentes vulneráveis e em medidas socioeducativas, Rutenio Florencio, fundador do Instituto Pensando Bem, e Glauciano Rodrigues, que é professor e atleta profissional de surf e coordenador do SeedSurf, projeto social que atende crianças e famílias em situação de vulnerabilidade na Praia do Futuro em Fortaleza.
Sobre o filme
O documentário é realizado por Mara Mourão, narrado por Rodrigo Santoro e mostra o trabalho de 18 empreendedores sociais cujas ideias transformaram de vidas. São pessoas reais, capazes não só de mudar a sociedade em redor, mas também de causar o impacto social para que essas ideias possam transformar-se em políticas públicas pelo mundo. Parte do filme retrata o bairro Conjunto Palmeiras, em Fortaleza, que criou o Banco Palmas para fomentar o desenvolvimento de atividades produtivas dentro da localidade.
Recomendado pela Unesco, o filme ganhou recentemente o prêmio de melhor documentário no DocMiami International Film Festival, bem como participou de outros festivais internacionais. Com cenas gravadas em sete países, o documentário difunde um movimento mundial de empreendedorismo social. As pessoas entrevistadas no filme realizam trabalhos cujo objetivo é o bem-estar social, percebem problemas sociais, na maioria das vezes causados pela pobreza, e procuram soluções.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também

Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho: Alece conta com ações contínuas
A segurança e o bem-estar dos servidores são prioridades para a Casa do Povo, por isso, ações que promovam um ambiente de trabalho adequado e com qual...
Autor: Julyana Brasileiro
Servidores da terceira turma do Agente Ecoa concluem curso com foco na sustentabilidade
A terceira turma do projeto Educação Continuada e Orientada Ambiental (Ecoa) concluiu, nesta terça-feira (08/07), o curso que teve como objetivo difun...
Autor: Julio Sonsol