Ciadi

Ciadi promove palestra sobre câncer do colo do útero para famílias acompanhadas

Por Julio Sonsol
18/03/2025 12:22 | Atualizado há 2 semanas

Compartilhe esta notícia:

Palestras com temas diversos fazem parte das atividades do Ciadi Palestras com temas diversos fazem parte das atividades do Ciadi - Foto: Bia Medeiros

O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), órgão de inclusão da Alece, promoveu palestra, nesta terça-feira (18/03), sobre o tema "Câncer do colo do útero - reconhecimento precoce para prevenção da doença", voltada às mães de crianças e adolescentes atendidas pelo equipamento. 

O evento foi conduzido pela enfermeira do Ciadi, Darliane Maciel, especialista em Urgência e Emergência, e integrou as atividades alusivas ao Mês das Mulheres. Neste mês também acontece a campanha Março Amarelo e Lilás, com foco no câncer do colo do útero e na endometriose. 

Darliane Maciel observou que a palestra objetivou enfatizar a importância de conhecer os sinais e sintomas para que a enfermidade possa ser detectada e as mulheres busquem as unidades básicas de saúde precocemente. "Os postos de saúde, mantidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), oferecem gratuitamente os serviços para as mulheres que buscarem o atendimento", ressaltou. 

Ela salientou que a palestra também se propôs a oferecer condições para a detecção precoce da doença, para que seja feito o tratamento mais adequado, evitando o avanço do câncer e sequelas mais graves da doença. "Assim, a expectativa do tratamento será a mais assertiva", avisou a enfermeira.

Segundo Darliane, é de fundamental importância, para cuidar de alguém, como os filhos atendidos pelo Ciadi, a necessidade de, primeiramente, se cuidar. "Se não há esse cuidado, infelizmente não haverá como cuidar do outro com eficiência. As crianças atípicas têm necessidades específicas. As demandas são muito grandes e as mães ficam muito cansadas com a rotina do dia a dia", observou.

A palestra, de acordo com a enfermeira, teve também o intuito de reforçar a sensibilidade e contribuir para a busca de tratamento, quando necessário. Darliane Maciel revelou haver mães que não buscam os exames preventivos e não vão ao ginecologista desde muitos anos. 

"Esperamos que neste mês de março todas possam estar se sensibilizando, realmente, para a necessidade da busca do atendimento preventivo", disse

Rotina

As palestras realizadas pelo Ciadi constituem uma rotina, conforme esclareceu Darliane Maciel. Nos eventos já foram abordados  temas como engasgo de bebês, crianças e adultos; queimaduras, convulsões, entre outras, e há previsão de mais temas a serem abordados, como afogamento, por exemplo, a pedido das mães. 

Cuidado com crianças, adolescentes e com as famílias é parte da rotina do Ciadi. Foto: Bia Medeiros

Patrícia Herculano, mãe de Maria Alícia, criança com transtorno do espectro autista acompanhada pelo Ciadi há quatro anos, disse que o tema abordado pela palestra desta terça-feira é muito importante e trazido em momento bem propício, no Mês da Mulher. "O câncer no colo do útero é uma enfermidade atual e acomete muitas mulheres. Se há um acompanhamento e uma orientação dada pelo Ciadi, fica mais fácil buscar o cuidado a mais em sua vida e evitar a doença", disse.

Com relação ao suporte proporcionado pelo Ciadi a sua filha, Patrícia Herculano, destacou que que está sendo muito importante para o desenvolvimento dela. “Maria Alícia tem dado saltos em seu desenvolvimento. Esta instituição realmente se empenha no trabalho terapêutico das crianças acompanhadas. A gente vê progressos em muitos aspectos da fala, comportamento, diminuído as estereotipias. Percebemos que o centro também acompanha também os pais, desempenhando este importante papel”, complementou.

  • Confira como foi a palestra do Ciadi: 

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

 

Edição: Samaisa dos Anjos

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

 

 

Veja também