Ciadi

Ciadi celebra o Dia das Mães com atividades de autocuidado e homenagens

Por Julyana Brasileiro e Paulo Veras
08/05/2025 15:40 | Atualizado há 1 dia

Compartilhe esta notícia:

Atenção às famílias e acompanhamento multidisciplinar para as crianças são marcas do trabalho do Ciadi Atenção às famílias e acompanhamento multidisciplinar para as crianças são marcas do trabalho do Ciadi - Foto: Pedro Albuquerque

As mães das crianças acompanhadas pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Alece tiveram uma programação especial nesta semana para celebrar o Dia das Mães.

Com atividades diversificadas, como ensaio fotográfico, orientações de automaquiagem e massagem terapêutica, a iniciativa foi uma forma carinhosa de valorizar quem cuida, oferecendo um tempo só para elas, contribuindo para que se sentissem ainda mais bonitas e especiais.

Segundo a coordenadora do Ciadi, Aryadna Rocha, as ações desenvolvidas em homenagem ao Dia das Mães "buscam valorizar o cuidado pessoal, o bem-estar e a autoestima das mães, reforçando a importância do afeto e do reconhecimento neste dia especial". 

Cuidado e bem-estar 

Toda mãe merece um momento só dela para relaxar. Um escalda-pés com aromas suaves, uma massagem terapêutica para aliviar as tensões… pequenos gestos que fazem uma grande diferença no bem-estar do corpo e da mente.

A bancária Meire Azevedo, mãe do Rafael, de 9 anos, usufruiu dos serviços e destacou a importância de um momento de autocuidado para as mães atípicas, pois a maioria das vezes elas não olham para si em virtude do foco total nos filhos.

"Estamos adorando este dia! Eu, por exemplo, não tenho essa rotina de me maquiar, da massagem. Me ver maquiada muda o astral, ajuda a aliviar o stress. Ainda ganhamos lembrancinhas”, comemorou.

Meire lembra quando o filho chegou ao Ciadi, com 5 anos, do espectro autista, TDAH e transtorno da fala. “Nós mal entendíamos o que ele falava. Hoje ele melhorou muito. Os profissionais daqui são especiais e se preocupam não só com as crianças, mas também com as famílias. Minha palavra para o Ciadi é gratidão”, compartilhou.

Um dia de estrela 

Ana Paula Alves é mãe do Abraão, de 7 anos, uma criança com autismo. Como tantas mães atípicas, ela vive uma rotina intensa, marcada por terapias, consultas, compromissos e tarefas do dia a dia. Com o olhar sensível e acolhedor do Ciadi, Ana Paula viveu um momento raro: um tempo dedicado exclusivamente ao seu bem-estar. 

“Eu amei essa iniciativa. Fiz massagem para relaxar, maquiagem, sessão de fotos, me senti uma estrela com tantos cuidados e saio daqui com a autoestima elevada. Diariamente não tenho tempo nem pra passar um batom e quando me vi no espelho arrumada lembrei do quanto é importante  ter uma atenção para mim. Somos mães e também mulheres”, disse Ana Paula. 

Olhar especial para as mães

Jamila Gondim, mãe do Luca de 7 anos, que tem autismo, destacou a atenção do Ciadi para as mães. “Na maioria dos acompanhamentos não existe esse olhar também para a família, para a mãe principalmente. Nós, mães atípicas, temos uma rotina sobrecarregada e ter este cuidado faz com que a gente se sinta amparada e aumenta a autoestima”, afirmou Jamila, que amou a ação do Dia das Mães.

A orientadora da Célula de síndrome de Down (T21), Nádia Rocha, frisou que a festa das mães reflete que o cuidado não pode ser apenas com a criança que tem T21 ou que tem TEA, mas também com a família. 

“Temos quer ter uma atenção especial com a mãe que está à frente desse cuidado, que leva para as terapias, que está ali em todos os momentos com essa criança”, apontou. 

Ela indicou que foi montado um circuito com sala de massoterapia, outro com psicoterapia em ambiente musical e um último com dicas de automaquiagem e fotografias. “A ideia é potencializar o lado mulher dessas mães, dando oportunidade para que elas serem cuidadas e entendidas”, ressaltou.

A programação do Dia das Mães do Ciadi também contou terapia com ventosas conduzidas por fisioterapeutas do Ciadi, visando promover o bem-estar físico e a distribuição de mimos produzidos pelas próprias crianças, incluindo caixas e cartas de carinho.

 

Edição: Samaisa dos Anjos

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também