Ciadi

Ciadi lança programa para ampliar apoio no atendimento a crianças neurodivergentes

Por Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Alece
20/08/2025 08:35 | Atualizado há 1 dia

Compartilhe esta notícia:

Foto notícia - Arte: Núcleo de Publicidade da Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), lança, nessa quarta-feira (20/08), às 15h, no Anexo III da Alece, o programa “Ciadi Vai até Você”, iniciativa que tem como objetivo oferecer apoio técnico-formativo e acolhimento a famílias e profissionais envolvidos no atendimento a crianças neurodivergentes.

A ação, que inicialmente contemplará municípios das oito macrorregiões do Ceará, busca fortalecer práticas de cuidado e ampliar a rede de apoio, promovendo atendimentos mais humanizados e eficazes.

O evento de lançamento contará com a presença da primeira-dama, Tainah Marinho Aldigueri; da coordenadora do Ciadi, Aryadna Rocha; da assessora de Gestão e Planejamento da Alece, Ana Alice Falcão, além de outras autoridades e convidados.

APOIO A PROFISSIONAIS E FAMÍLIAS

O programa terá como ponto de partida uma apresentação voltada para profissionais de saúde, abordando o atendimento multidisciplinar à pessoa neurodivergente, com ênfase em estratégias e intervenções práticas. Durante o encontro, será entregue o “Guia de Orientações Práticas ao Atendimento à Pessoa Neurodivergente”, elaborado pelo Ciadi.

Já as famílias e responsáveis terão atenção especial por meio do workshop “Recebi o diagnóstico, e agora?”, realizado em parceria com a Célula de Saúde Mental do Comitê de Responsabilidade Social da Alece. A atividade apresentará orientações para o cuidado integral, com foco no bem-estar dos cuidadores. Os participantes também receberão a cartilha “Recebi o diagnóstico, e agora?”.

Para a coordenadora do Ciadi, Aryadna Rocha, a iniciativa representa um avanço estratégico na missão do órgão. “Acreditamos que a capacitação dos profissionais e o acolhimento das famílias são pilares indispensáveis para que a intervenção seja verdadeiramente eficaz e humanizada”, ressalta.

Serviço

Lançamento do programa “Ciadi Vai até Você”
Data: 20 de agosto (quarta-feira)
Horário: 15h
Local: Ciadi – Anexo III da Alece

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece  
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br   
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/   

Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem. 

Veja também