Departamento de Saúde e Assistencia Social

Campanha mobiliza Alece em alusão ao Dia Mundial do Acupunturista

Por Julyana Brasileiro e Júlio Sonsol, com Assessoria do DSAS e Rádio FM Assembleia
20/03/2024 15:01 | Atualizado há 8 meses

Compartilhe esta notícia:

Egerton Teles, orientador da Célula de Acupuntura do DSAS, em entrevista à Rádio FM Assembleia Egerton Teles, orientador da Célula de Acupuntura do DSAS, em entrevista à Rádio FM Assembleia - Foto: Júlio Sonsol/Núcleo de Comunicação Interna da Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Acupuntura do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), promove, a partir desta quarta-feira (20/03) até a próxima sexta-feira (22/03), campanha alusiva ao Dia Mundial do Acupunturista. A data transcorre neste sábado (23/03).

Durante a ação, haverá entrega de informativos e palestra no Auditório Dra. Lucila Bomfim no Anexo III da Alece (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), a partir das 14 horas desta quinta-feira (21/03).

Em entrevista concedida ao programa Narcélio Limaverde, da Rádio FM Assembleia, nesta quarta-feira, o orientador da Célula de Acupuntura do DSAS, Egerton Teles, afirmou que a prática está inserida em todas as áreas da saúde, por ser uma técnica vinda da medicina tradicional chinesa, que tem mostrado efetividade. "É uma terapia natural, que busca o equilíbrio do próprio organismo de uma forma muito natural, sem praticamente nenhum efeito colateral", acentuou. 

Importância

Conforme explicou o orientador, a técnica da acupuntura já é comprovada cientificamente e com o avanço das pesquisas, vem sendo ratificada nas áreas de saúde, pelo destaque obtido. "A gente fica muito feliz em comemorar a importância deste trabalho", afirmou. Ele salientou ainda que o professor Bernardo Diniz Coutinho, que irá proferir a palestra no auditório Lucila Bomfim, é um incentivador de pesquisas dentro da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma grande referência na área.

Bernardo Coutinho, coordenador do Grupo de Pesquisa em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa do Departamento de Fisioterapia da UFC, salientou na entrevista que, durante a palestra, irá trazer aos profissionais de saúde e pacientes observações sobre como a técnica age no corpo humano. "É importante entender que a acupuntura, aqui e em outros lugares no mundo, é uma profissão. No Brasil, está havendo a tramitação de uma lei para regulamentar a prática profissional da acupuntura", alertou.

Arte: Publicidade/Alece

Multiprofissional

O pesquisador revelou que o Ministério da Saúde, atendendo às diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), reconhece a acupuntura como multiprofissional. "As diversas profissões regulamentadas da área de saúde podem exercer a acupuntura como especialidade de sua formação específica e também é reconhecida como profissão de nível médio. É possível realizar a formação da área e atuar como técnico. O Ministério da Saúde reconhece essa formação", avisou.

De acordo com Bernardo Coutinho, a acupuntura faz parte de um modelo de cuidado de saúde que é biopsicossocial, da medicina tradicional chinesa. "Este modelo vai entender a relação do indivíduo com ele mesmo, hábitos de vida, autocuidado e como ele se relaciona com a sociedade, o mundo externo e como isso vai impactar na saúde. Há quem pense na acupuntura como um recurso isolado, mas ela faz parte de um sistema muito amplo de cuidado, que envolve a dietoterapia, uso de plantas medicinais, fitoterápicos, práticas corporais, meditação. Este sistema, no Brasil, é incentivado pela nossa política nacional de práticas integrativas e complementares", complementou.

Saiba mais

Intitulado "Acupuntura: arte, ciência, saúde", a apresentação tem por objetivo esclarecer a terapia, explicando a atuação dos acupunturistas e os possíveis benefícios à saúde física e emocional da população. Egerton Teles afirmou que a acupuntura aborda o indivíduo em sua integralidade, levando em conta o meio ambiente e suas estações climáticas.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a acupuntura aos seus estados-membros e tem produzido trabalhos científicos atestando a sua eficácia e segurança. Ela atua na prevenção de agravos, promoção e recuperação da saúde, podendo auxiliar no tratamento de dores em geral, insônia, depressão leve, síndrome do pânico, sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e inúmeros outros problemas”, explicou o orientador. 

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também