Campanha dos Bombeiros orienta sobre como evitar acidentes em águas
Por ALECE20/02/2020 18:14 | Atualizado há 2 anos
Compartilhe esta notícia:

Segurança na água, diversão sem aperreio. Esse é o tema da campanha que a 7ª Seção do 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros, sediada na Assembleia Legislativa do Ceará, realiza nesta quinta (20/02) e sexta-feira (21/02) junto aos servidores da Casa e pessoas que visitam o Poder, para prevenir acidentes em banhos nos rios, açudes, lagoas e no mar. O trabalho está realizado pelo efetivo da seção, na entrada do Palácio Adauto Bezerra e locais de acesso ao prédio. Também estão sendo percorridos gabinetes e setores administrativos do Legislativo.
Para todos os servidores e os servidores e visitantes, estão sendo distribuídos folders contendo orientações que "podem salvar vidas", de acordo com o coronel BM William Rodrigues, que comanda os bombeiros lotados na Casa. O impresso traz informações sobre prevenção de afogamentos, observação a sinalizações de perigo, cuidados ao se divertir, respeito aos limites e demais cuidados.
O coronel destaca que sempre no período que antecede o Carnaval, o Corpo de Bombeiros intensifica medidas preventivas. "Em todo o Ceará há ações da corporação alertando para os riscos de acidentes no meio líquido. Com o início das chuvas, já temos várias lâminas d'água. Assim, temos a preocupação de orientar para que durante o período carnavalesco tudo transcorra tranquilo e sem acidentes", explica o coronel BM William Rodrigues.
Cuidados necessários
Os bombeiros que realizam entrega dos folders também estão aptos a responder dúvidas do público relativos ao tema de segurança, conforme explica o coronel. "Vale ressaltar que 85% dos afogamentos em praias oceânicas acontecem em correntes de retorno, que parecem ter águas mais calmas e com pouca ou nenhuma onda", frisa.
Os cuidados são necessários também devido à ampla faixa litorânea do Ceará a ser frequentada pelos foliões no Carnaval, incluindo as praias de Fortaleza e de sua Região Metropolitana, bem como municípios dos litorais Leste e Oeste do estado.
O coronel BM William Rodrigues observa que o folder indica os pais como os melhores guarda-vidas de seus filhos. "A maioria dos afogamentos ocorre quando as crianças estão sob a responsabilidade de outras pessoas, que não têm as mesmas atenções dispensadas aos seus filhos", justifica. O material faz parte da campanha "Ceará sem afogamentos", promovido anualmente pelo Corpo de Bombeiros do Ceará.
Serviço: 7ª Seção do 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros. Mais informações sobre o assunto e o panfleto podem ser obtidos em contato com o setor. Telefone: 85.3277.2935
JS
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829