Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense

Bem-Me-Quero conclui turmas do curso de Inteligência Emocional e Autoestima

Por Julyana Brasileiro
29/06/2023 08:53 | Atualizado há 2 dias

Compartilhe esta notícia:

Formação foi voltada a servidoras da Alece, artesãs e egressas do sistema penitenciário Formação foi voltada a servidoras da Alece, artesãs e egressas do sistema penitenciário - Foto: Máximo Moura

O projeto Bem-Me-Quero, idealizado pelo Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), encerrou, nesta quarta-feira (28/06), as aulas das turmas do  curso de Inteligência Emocional  e Autoestima. A capacitação foi voltada para as servidoras da Assembleia Legislativa do Ceará, artesãs do Estado e egressas do sistema penitenciário.

Conforme a master coach Viviane Vale, a iniciativa possibilitou capacitar emocionalmente as alunas, por meio do desenvolvimento da autoestima e da inteligência emocional, fortalecendo suas habilidades interpessoais. A especialista em autoestima feminina explicou que o método foi criado para capacitar mulheres, com habilidades da inteligência emocional, promovendo a superação de conflitos internos, a melhoria dos relacionamentos, o bem-estar e a felicidade.

“Essas mulheres foram  capacitadas no desenvolvimento de sua autoestima, que vai trazer ganhos como melhoria no relacionamento, autoconfiança para se relacionar com as pessoas e, no caso das egressas do sistema penitenciário, possibilitar que elas estejam preparadas emocionalmente para serem reinseridas na sociedade. Ficamos muito felizes com os resultados. Os níveis de ansiedade foram diminuídos e vidas melhoradas”, afirmou.

Projeto tem novas turmas previstas para início em agosto - Foto: Máximo Moura

Sobre o projeto

A presidente do MMLC e primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão recordou que o projeto Bem-Me-Quero foi criado  em 2019, por meio de convênio firmado entre o movimento e o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), para  o desenvolvimento da inteligência emocional e autoestima de mulheres egressas do sistema penitenciário.

Devido ao sucesso, a iniciativa ampliou seus horizontes em 2020, contemplando servidoras da Casa, mães do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) e artesãs do Estado. “O Bem-Me-Quero já formou 13 turmas e  vemos que o projeto tem feito a diferença e transformado vidas. Todas essas mulheres estão iniciando um novo projeto de vida com autonomia, empoderamento e luz que elas merecem", afirmou.

Cristiane Leitão, presidente do MMLC, durante o encerramento das turmas - Foto: Máximo Moura

Angelice Santos Custódio, presidente da Federação das Associações e Cooperativas dos Artesãos do Estado do Ceará ressaltou que o projeto contribui para colocar as mulheres em primeiro plano e enxergar o seu interior . “Todo gestor tem tempo para o outro, mas não tem pra si. Temos o hábito de fixar na produção, olhar mais pros outros e esquecer de nós mesmos. Foi impactante perceber que eu deixava os meus problemas sem solução porque estava envolvida com feiras e vendas. Temos que procurar viver em sintonia e bem no lado pessoal e profissional para a vida fluir”, afirmou.

Saiba mais 

Com a conclusão do curso de Inteligência Emocional, as alunas receberam certificação emitida pela Escola Superior do Parlamento Cearense  (Unipace) de 20 horas/ aula. Ao longo do curso do projeto Bem-Me-Quero, foram abordados diversos temas, incluindo Inteligência Emocional, autorresponsabilidade, Diálogos Internos e a Comunicação Positiva, Foco, Modelo de Sucesso e Autoestima.

O conteúdo foi disponibilizado em apostilas pelo Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp). Há previsão de novas turmas no mês de agosto.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também