Departamento Legislativo

Assembleia Legislativa registra balanço do semestre

Por ALECE
13/07/2018 19:34 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Presidente da ALCE, Zezinho Albuquerque, na sessão desta sexta-feira (13/07) Presidente da ALCE, Zezinho Albuquerque, na sessão desta sexta-feira (13/07) - Foto: Dário Gabriel

A Assembleia Legislativa encerrou o primeiro semestre de 2018 com um pronunciamento em que o presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), fez um balanço sobre as atividades do Poder no primeiro semestre de 2018. De acordo com o parlamentar, a Assembleia Legislativa cumpriu bem seu papel, na medida em que atuou mais efetivamente na busca por soluções dos problemas que a sociedade enfrenta.

Zezinho Albuquerque destacou a realização do I Seminário Internacional de Segurança Pública, promovido pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da AL, que contou com mais de 80 convidados nacionais e internacionais, cerca de mil inscrições, com público alvo rotativo de 500 pessoas por dia. A II Conferência da Caatinga, a Feira dos Saberes e Culturas da Caatinga, e o seminário "Os desafios da comunicação frente ao fenômeno fake news e o uso consciente das mídias sociais sobre" foram outras atividades promovidas pelo Parlamento cearense.

A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), segundo avaliou o presidente da ALCE, tem tido uma participação cada vez maior no aperfeiçoamento do Poder Legislativo e na educação do Estado. Já o Departamento de Saúde e Assistência Social realizou mais de 87 mil atendimentos.

Demandas dos servidores

Zezinho Albuquerque citou ainda que foi atendida uma “demanda histórica”, com a aprovação do novo Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores da AL. Destaque ainda no balanço do semestre para implantação do Núcleo de Comunicação Interna, o setor de Mídias Sociais, o marco da edição 50 da revista Plenário e à 100ª edição do jornal AL Notícias.

O parlamentar comentou ainda sobre avanços na parte de infraestrutura e segurança. Citou a construção do auditório Murilo Aguiar, a reforma dos departamentos de Saúde e de Recursos Humanos; e a construção do anexo III  da AL, com novas vagas de estacionamento, por exemplo.

Atuação dos servidores ganha destaque

Deputados presentes à sessão destacaram as atividades e a condução dos trabalhos do Parlamento cearense no primeiro semestre pela Mesa Diretora. O deputado Gony Arruda (PP) ressaltou o trato com todos os servidores públicos da Casa, sempre acompanhando e atendendo as demandas da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce) – cujo presidente Luís Edson Correa acompanhou a sessão. Diretores de setores, servidores e servidoras acompanharam a sessão.

O deputado Carlos Felipe (PCdoB) enalteceu “a forma democrática como o Poder Legislativo debate os grandes temas de interesse do Ceará”.  A deputada Mirian Sobreira (PDT) considerou ser importante que a população cearense tome conhecimento do trabalho realizado pela Assembleia Legislativa, e da gama de serviços prestados à comunidade.

Também fizeram apartes os deputados Osmar Baquit (PDT), Leonardo Pinheiro (PP), Roberto Mesquita (Pros), Moisés Braz (PT), Audic Mota (PSB), Bethrose (PP), Lucílvio Girão (PP), Dr. Leônidas (Patri), Dra. Silvana (PR), Yuri Guerra (PP), Augusta Brito (PCdoB), Tin Gomes (PDT), Renato Roseno (Psol), Bruno Pedrosa (PP), Fernando Hugo (PP), Anderson Palácio (PPS), Manoel Duca (PDT) e Sérgio Aguiar (PDT).

Comissão de recesso                                                             

O primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Tin Gomes, anunciou, a composição da Comissão de Recesso. O colegiado está composto pelos deputados Ferreira Aragão (PDT), Bruno Pedrosa, Leonardo Pinheiro, Osmar Baquit, Walter Cavalcante (MDB), Rachel Marques (PT), Dr. Carlos Felipe, Yuri Guerra e Anderson Palácio.

Segundo o chefe do Departamento Legislativo da Assembleia Legislativa, Carlos Alberto Aragão, a Comissão tem validade até 31 de julho, quando termina o recesso parlamentar. Após a volta dos trabalhos, em 1º de agosto, o Colegiado será considerado desfeito, automaticamente, sem qualquer formalidade.

(Com informações da Agência de Notícias)

Veja também