Assembleia Legislativa lança Campanha Setembro Amarelo
Por Agência de Notícias, com Núcleo de Comunicação Interna da Alece01/09/2023 14:20 | Atualizado há 1 semana
Compartilhe esta notícia:

A campanha Setembro Amarelo, que procura conscientizar sobre a prevenção ao suicídio e a importância dos cuidados com a saúde mental, foi aberta na Assembleia Legislativa do Ceará, na manhã desta sexta-feira (01/09). Realizada por meio da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Casa, a iniciativa vai contar com uma série de atividades alusivas ao tema durante todo o mês.
Na solenidade, o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), lembrou que a ideia de se criar um Núcleo de Saúde Mental na Casa surgiu em 2019, a partir da criação da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate ao Suicídio. Segundo ele, desde então, o Legislativo estadual tem intensificado ações e iniciativas de fortalecimento desse tema.
“A campanha do Setembro Amarelo tem uma importância fundamental, na medida em que lança luz sobre uma pauta com a qual ainda há muito preconceito e estigma da sociedade. Nesse sentido, estamos mais uma vez aqui fazendo esse trabalho de sensibilização social, de quebrar tabus e de superar paradigmas, para que todos tenham a devida noção da importância de prevenir a depressão e o suicídio”, salientou o presidente da Alece.
Ainda de acordo com o parlamentar, o mês de setembro vai ser marcado por diversas ações promovidas pelo Legislativo estadual, envolvendo servidores e setores da Casa. “Teremos ações como a blitz informativa, que vai acontecer na próxima quarta-feira (06/09), no entorno da Assembleia, para conscientizar a população sobre o tema, assim como o próprio prédio da Alece vai ser iluminado de amarelo durante esse mês, em uma iniciativa que busca chamar atenção sobre um problema tão sério quanto esse”, apontou o chefe do Legislativo estadual.
Interiorização de serviços
Evandro Leitão anunciou ainda que é compromisso da sua gestão interiorizar os serviços do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece e do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi). “Até o final deste ano, nós vamos implantar um equipamento do Ciadi no Interior, atendendo jovens e famílias que lidam com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Síndrome de Down”, comunicou.

Cristiane Leitão, primeira-dama da Alece, destacou a discussão sobre saúde mental - Foto: Paulo Rocha
Para a idealizadora do CRS e primeira-dama da Casa, Cristiane Leitão, é necessário abordar cada vez mais a pauta da saúde mental. “Na hora em que falamos e lançamos ações preventivas de saúde mental, nós conseguimos prevenir o suicídio. A nossa expectativa é de que a cada ano essa onda amarela da campanha floresça mais e mais no Parlamento cearense”, pontuou.
A orientadora da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas da Alece, Rejane Sales, enfatizou que o Setembro Amarelo é uma campanha que busca “evocar e promover um despertar em cada indivíduo no que diz respeito ao cuidado com a sua saúde mental”. Conforme adiantou, a Assembleia Legislativa tem demonstrado uma atenção toda especial com a temática. “Nós estamos sempre fazendo intervenções, cuidando dos nossos servidores, sabendo se eles estão bem, se estão tendo o autocuidado e promovendo sua saúde. Neste ano, o tema do Setembro Amarelo na Assembleia é ‘Você não está só’”, assinalou a orientadora.
Ênfase na prevenção
Na avaliação do diretor do DSAS, Luis Edson Sales, a depressão e o suicídio são problemas de saúde pública extremamente graves e que devem ser enfrentados com todos os instrumentos possíveis. “É muito importante a Assembleia realizar essas ações preventivas e de promoção da saúde. Nós temos aqui um conjunto de instituições e de pessoas atuando com todo o empenho nessa campanha”, enfatizou.

Evandro Leitão e Cristiane Leitão ao cumprimentar o diretor do DSAS, Luis Edson Sales - Foto: Paulo Rocha
A campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio teve início em 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria, e o período contempla o dia 10 de setembro, alusivo ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Programação
06/09: Blitz informativa. Horário: 9 horas. Local: Sede da Alece - cruzamento da Avenida Pontes Vieira com a Rua Barbosa de Freitas.
06/09 a 29/09: Grupo de Exercício Sistêmico. Horário: Quartas-feiras às 15 horas e quintas-feiras às 10 horas. Local: Salão de Práticas Sistêmicas Restaurativas - Segundo andar do Anexo III da Alece.
10/09: Dia Nacional da Prevenção ao Suicídio - Caminhada. Horário: 16h30min. Local: Beira-Mar de Fortaleza - Concentração no cruzamento da Av. Rui Barbosa com Av. Beira-Mar
13/09 a 30/09 - Setembro Amarelo itinerante. A Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas visitará escolas da rede pública realizando a Oficina Despertar.
18/09 e 20/09 - Roda de Conversa “Todos juntos pela Vida” Valorização da vida no Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (Sapi), Prosa e Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS). Data e Horário: 18/09 - 9h (PROSA) e 14h (Sapi) / 20/09 - 10h (DSAS). Local: Auditório Lucila Bomfim - Anexo III da Alece
23/09: Alcance - Informações para os jovens em preparação ao ENEM. Horário: 7h. Local: Alcance - Auditório do Anexo II.
28/09: Cine Alece. Horário: 8 horas. Local: Auditório Murilo Aguiar.
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também

Grupo terapêutico da Alece oferece espaço de acolhimento e partilha para mães
Na Alece, o mês de maio conta com diversas atividades alusivas ao Dia das Mães, contemplando servidoras da Casa que são mães e também público das comu...
Autor: Julyana Brasileiro
Compostagem na Alece dá novo destino aos resíduos orgânicos produzidos na Casa
A compostagem é uma das ações sustentáveis adotadas pela Alece e que traz impactos positivos para o meio ambiente. A iniciativa permite a transformaçã...
Autor: Julyana Brasileiro