Comitê de Responsabilidade Social

Alece realiza blitz educativa para prevenção da Síndrome de Bornout

Por Júlio Sonsol
12/09/2023 12:14 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

Blitz percorreu setores da Alece orientando sobre a Síndrome Blitz percorreu setores da Alece orientando sobre a Síndrome - Foto: José Leomar

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio das Células de Saúde e Segurança do Trabalho e Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas do Comitê de Responsabilidade Social, iniciou, nesta terça-feira (12/09), blitz informativa para falar sobre a Síndrome de Burnout.  A ação, que está percorrendo todos os setores da Alece, até amanhã (13/09) faz parte da campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio. 

A iniciativa é destinada aos servidores da Casa Legislativa e aos visitantes, contando com uma equipe de profissionais para debater e conversar sobre a síndrome. Na manhã desta terça participaram da blitz as psicólogas Lara Lobo e Lígia Bessa e o psicólogo Orlando Gadelha. Eles levaram informações, aos setores da Casa, sobre os efeitos do estresse na vida profissional e social de cada pessoa, e suas implicações quando os limites são excedidos. 

Lara Lobo, que integra a Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, explicou que a o objetivo da blitz é promover o cuidado de todos com a saúde mental, dentro da Campanha Setembro Amarelo. "A gente visa promover a conscientização para a temática da Síndrome do Bornout, que somente em 2019 foi reconhecida. É o esgotamento mental e psicossocial de quem trabalha", esclareceu.

De acordo com a psicóloga a síndrome é entendida como uma depressão derivada do próprio trabalho. "Ela tem características próprias em níveis individuais e psicossociais. A pessoa é levada a ter dores nas costas, de cabeça, dificuldade para dormir, insônia, sintomas físicos e neurológicos. Pode também ser acometida de irritabilidade e outros sintomas psicológicos".

Síndrome de Burnout

A síndrome de Burnout - também conhecida como síndrome do esgotamento profissional - é quando o colaborador passa por uma série de momentos difíceis no trabalho, em que é exposto a um nível elevado de estresse e esgotamento emocional. Com isso, a relação de trabalho fica bastante sensível, com impacto direto na eficácia e na produtividade do profissional.

A psicóloga esclarece ainda que a palavra Burnout, pode ser traduzida como “queima total”. Isso significa, por exemplo, segundo ela, que o indivíduo chegou a um estado em que “queimou” seu equilíbrio emocional e psicológico em relação ao trabalho, podendo até mesmo chegar a um desequilíbrio físico decorrente da pressão e baixas condições do ambiente.

Os sintomas apontados, conforme salientou Lara lobo, estão vinculados ao excesso de trabalho, auto-cobrança, com elevado nível de exigência. "Ao contrário do que se pensa, Burnout se dá por polos: por causa do trabalho ou por falta dele, em trabalhadores que estão em situação de desemprego", apontou.

Servidores foram orientados de como identificar sinais da síndrome - Foto: José Leomar

Durante as visitas, os psicólogos da equipe expunham as questões vinculadas à saúde mental, e pontos indicativos de que a síndrome possa ter iniciada ou está se instalando. Um dos pontos arguidos aos servidores é o uso de analgésicos para controlar as dores de cabeça ou em outros pontos do corpo e a irritabilidade.

O psicólogo Orlando Gadelha observou que o estresse acontece de forma natural e funciona como um impulsionador para as atividades que todos devem realizar durante o dia. "O problema é que o estresse ultrapassa os limites e causam danos mentais e físicos. Portanto é importante haver o autocuidado para prevenir sequelas", disse. 

A psicóloga Lígia Bessa explicou que mesmo com o conhecimento da síndrome de Burnout, muitas vezes os sintomas podem ser confundidos com ansiedade, depressão ou estresse. Por isso, as pessoas devem procurar uma ajuda especializada se perceberam que estão apresentando os sintomas da síndrome.  Ela observou que atualmente são desenvolvidos os programas Saúde e Bem-Estar, Pilates e Ginástica Laboral, voltados aos servidores. 

Importância   

A servidora Geene Diógenes do Departamento de Gestão de Pessoas, um dos setores visitados nesta terça-feira pela blitz, considerou de "extrema importância" a blitz que está sendo realizada, para a saúde física e psicológica e emocional dos servidores. "A gente percebe o cuidado que a Alece está tendo com o pessoal da Casa e todos os setores devem valorizar esta iniciativa. Costumo dizer que quando não se respeita o que está sentido, você adoece e esta blitz vem dar este alerta".           

Serviço

Blitz informativa sobre síndrome de Burnout

Datas: 12 e 13 de setembro

Horário: A partir das 09h

 

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Paulo Veras

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também