Departamento de Saúde e Assistencia Social

Alece realiza 3º Mutirão de Espirometria para servidores e comunidade do entorno

Por Júlio Sonsol, com Rádio FM Assembleia
15/02/2024 15:53 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

Exames foram feitos em parceria com o laboratório Boehringer Ingelheim Exames foram feitos em parceria com o laboratório Boehringer Ingelheim - Foto: Bia Medeiros

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio das Células de Enfermagem e de Clínica Médica, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), promoveu o 3º Mutirão de Espirometria nesta quinta-feira (15/02). A ação foi desenvolvida das 8 horas às 16 horas, na sede da Célula de Enfermagem do DSAS. O exame, que investiga e monitora doenças respiratórias, contou com a parceria com o laboratório Boehringer Ingelheim, atendendo a servidores e comunidade do entorno da Alece.

De acordo com a orientadora da Célula de Enfermagem, Odete Sampaio, em entrevista ao programa Narcélio Limaverde, da Rádio FM Assembleia, ao longo do dia, foram atendidos cerca de 50 servidores e pessoas da comunidade no entorno da Assembleia Legislativa. Os atendimentos foram preferencialmente de pessoas com mais 40 anos, portadores de comorbidades, dentre as quais asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Também houve prioridade para pessoas afetadas pela Covid-19, fumantes, ex-fumantes, usuários de fogão a lenha e trabalhadores que lidam com substâncias tóxicas como amianto, verniz, tinta e cola de marceneiro,  conforme explicou a orientadora.

Mutirão terá prosseguimento

Odete Sampaio informou que o convênio firmado com o laboratório tem prazo de um ano, e que o quarto mutirão deverá acontecer em 90 dias. Ela também orientou sobre precauções a serem tomadas antes do exame, para as pessoas que ainda irão se submeter à Espirometria  “É recomendável que o paciente venha bem alimentado. Contudo, precisa evitar café, chá, refrigerante, chocolate, álcool e cigarro, caso seja fumante. O usuário de broncodilatador precisa suspendê-lo por, pelo menos, um dia. Pacientes hipertensos e diabéticos podem fazer uso normal de suas medicações”, advertiu.

Quarto Mutirão da Espirometria deverá ser realizado em 90 dias - Foto: Bia Medeiros

Odete Sampaio observou que após o resultado do exame, o paciente, se necessário, será encaminhado à Célula de Clínica Médica, para que seja orientado quanto ao tratamento. “Trata-se de um exame com alta demanda pela rede pública e de alto custo pela rede particular, motivo pelo qual obtivemos intensa procura em todos os mutirões realizados até o momento”, acentuou.

Compromisso com a saúde dos servidores

O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, ressalta a relevância do exame de espirometria promovido pelas Células de Clínica Médica e Enfermagem do DSAS. Segundo ele, o Mutirão demonstra o compromisso da Alece com ações que repercutem diretamente na melhoria da qualidade de vida do servidor, seus dependentes e comunidade do entorno da Assembleia.

Luis Edson Sales, diretor do DSAS (centro), destaca a importância do exame - Foto: Bia Medeiros

“Compreendemos que as ações de prevenção, proteção, promoção e recuperação da saúde fortalecem a relação entre Parlamento e sociedade. Nesse sentido, o Departamento disponibiliza equipes de excelência comprometidas com o atendimento de qualidade, contribuindo com ações efetivas que impactam positivamente na saúde e bem-estar dos pacientes com problemas pulmonares”, afirmou o diretor do DSAS.

Para informações, o contato pode ser feito pelos telefones 85.3277.3767 ou 3277.3780.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também