Departamento Legislativo

Alece instalará Frente Parlamentar de Combate à Violência Política de Gênero

Por Julyana Brasileiro, com Assessoria de Imprensa da deputada Larissa Gaspar
17/08/2023 07:28 | Atualizado há 18 horas

Compartilhe esta notícia:

Deputadas Larissa Gaspar, Jô Farias e Gabriella Aguiar são algumas das autoras da iniciativa Deputadas Larissa Gaspar, Jô Farias e Gabriella Aguiar são algumas das autoras da iniciativa - Foto: Júnior Pio

A Frente Parlamentar de Combate à Violência Política de Gênero da Assembleia Legislativa do Ceará será instalada nesta segunda-feira (21/08), durante seminário no Auditório Murilo Aguiar. O evento será realizado a partir das 13h30min e contará com as presenças de deputadas e deputados estaduais, bem como da ministra de Política para Mulheres, Cida Gonçalves. 

Criada pela Alece a partir da aprovação do requerimento da deputada estadual Larissa Gaspar (PT), a Frente atuará na prevenção da violência política de gênero, na denúncia, monitoramento e encaminhamento dos casos, na elaboração e aprimoramento de leis que garantam a proteção e a segurança das mulheres, bem como na fiscalização da implementação destas leis. 

A Violência Política de Gênero é considerada uma das principais causas da sub-representação das mulheres na política e prejudica a democracia no País. Atualmente, existem duas modalidades de crimes de violência política, o que demonstra a preocupação com a garantia de participação das mulheres na vida política brasileira.

Composição do colegiado

A Frente Parlamentar de Combate à Violência Política de Gênero da Alece tem como presidenta a deputada Larissa Gaspar (PT) como vice-presidenta Jô Farias (PT) e foi subscrita pelas deputadas Emília Pessoa (PSDB), Gabriella Aguiar (PSD), Juliana Lucena (PT), Luana Ribeiro (Cidadania), Dra. Silvana (PL), Romeu Aldigueri (PDT) Renato Roseno (Psol) e Júlio César Filho (PT).

Também subscreveram a iniciativa os deputados Alysson Aguiar (PCdoB)Lucinildo Frota (PMN), Agenor Neto (MDB), Danniel Oliveira (MDB), Leonardo Pinheiro (Progressistas), Nizo Costa (PT), De Assis Diniz (PT), Missias Dias (PT), Stuart Castro (Avante) e João Jaime (Progressistas).

Saiba mais

Violência Política de Gênero é toda ação ou omissão que cause danos físicos, sexuais, econômicos, morais, psicológicos, simbólicos ou sofrimento a uma ou várias mulheres com o propósito de anular, impedir, depreciar, dificultar o exercício dos seus direitos políticos, diminuir ou descredenciar sua trajetória política, restringir seu acesso aos espaços e locais de fala ou qualquer ato ou omissão que busque induzir a mulher a tomar decisões contrárias à sua vontade. 

Toda mulher em contexto de disputa política pode vir a ser vítima de violência política de gênero, em especial as mulheres eleitas, mulheres no exercício dos mandatos, pré-candidatas, candidatas a cargos político-eletivos, filiadas, militantes, dirigentes de partidos políticos e ativistas de causas políticas. 

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também