Comitê de Responsabilidade Social

Alece encerra encontros de posvenção com servidores

Por Paulo Veras
04/09/2024 14:30

Compartilhe esta notícia:

Encontros reuniram cerca de 30 participantes Encontros reuniram cerca de 30 participantes - Foto: Bia Medeiros

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Saúde e Segurança, do Trabalho do Comitê de Responsabilidade Social, concluiu, nesta quarta-feira (04/09), a série de encontros de posvenção organizados como intervenção de suporte após o incêndio que atingiu o Plenário 13 de Maio, no dia 20 de junho deste ano. A atividade foi realizada no Anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque).

Os encontros tiveram o apoio da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, do Comitê de Responsabilidade Social, e da Célula de Psicologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS). A ação teve como objetivo promover o cuidado com a saúde mental dos servidores de setores mais ligados ao espaço do Plenário 13 de Maio. As sessões ocorreram semanalmente, todas as segundas e quartas-feiras, e tiveram como foco principal as equipes da Alece FM, Taquigrafia e Diretoria Legislativa.

De acordo com a psicóloga Lara Lobo, após sinistros como o ocorrido, pode haver o transtorno nas pessoas envolvidas. “Não necessariamente todos irão ter este de transtorno pós-traumático, mas optamos por mitigar os sintomas nos envolvidos e criar os grupos focando na percepção do cuidado com o servidor", destaca. Ela afirma que a Assembleia Legislativa possui planos de ação específicos para sinistros como o acontecido. “Temos uma estrutura e planejamento capaz de atuar de forma eficaz, como foi o caso”, destaca.

Reuniões contaram com a mediação de profissionais especializados - Foto: Divulgação/Comitê de Responsabilidade Social da Alece

Metodologia de trabalho

Ao todo, segundo a psicóloga, cerca de 30 servidores e servidoras, divididos em dois grupos, participaram dos encontros. As reuniões contaram com a mediação de profissionais especializados, que ofereceram apoio psicológico contínuo. Essas sessões foram fundamentais para proporcionar um espaço seguro de escuta e acolhimento, em que servidores puderam expressar suas emoções e receber o suporte necessário para lidar com os traumas decorrentes do incidente.

“Na equipe que atuou, tivemos a participação de Isabel Teixeira e Orlando Gadelha, ambos psicólogos da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas”, destaca Lara.

Desde o ocorrido, a Assembleia Legislativa tem trabalhado priorizando o cuidado com seus servidores e servidoras, além da recuperação dos espaços e rotinas afetadas. “A partir das informações colhidas nos encontros, construiremos relatórios e os casos que forem identificados serão tratados pela equipe multidisciplinar da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho”, adianta Lara Lobo.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também