Alece disponibiliza exames de audiometria para servidores
Por Júlio Sonsol, com Rádio FM Assembleia e Assessoria de Imprensa do DSAS05/03/2024 10:46 | Atualizado há 8 meses
Compartilhe esta notícia:
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Fonoaudiologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), vai realizar, durante o mês de março, exame auditivo para os servidores da Coordenadoria de Comunicação Social da Casa. Em entrevista ao programa Narcélio Limaverde, da Rádio FM Assembleia, nesta terça-feira (05/03), a orientadora da Célula, Socorro Timbó, antecipou que o exame será também disponibilizado para os demais setores da Casa, a partir de abril.
Os exames serão realizados, de acordo com a orientadora, da Sala de Audiometria, recém inaugurada, que funciona no Anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque). "Essa sala ela está chegando com um ganho enorme pra nós da fonoaudiologia, porque já trabalhamos com a parte da reabilitação de voz e de linguagem, mas não tínhamos os equipamentos necessários pra fazer o trabalho de audiologia. Com essa sala, que tem equipamentos de ponta, serão favorecidos todos os servidores da casa", acentuou.
Conforme explicou Socorro Timbó, o exame auditivo consiste em alguns passos, tendo a audiometria como exame principal. "Ele observa a frequência sonora de cada som, de cada ouvido, por hertz. A pessoa coloca fone, entra na cabine e a audiometria é realizada. É um exame relativamente simples, rápido, indolor que tem um passo a passo", descreveu. Segundo afirmou a fonoaudióloga, o exame vai aumentando a frequência e o paciente vai ouvindo um som baixo, que vai aumentando pouco a pouco.
Orientações
O exame vai pontuando em hertz quanto a pessoa está ouvindo e se tem alguma perda de audição ou não. "Muitas vezes o resultado indica que é necessário fazer um acompanhamento. Temos um outros exames paralelos que são imitanciometria e timpanometria, que verificam como é que está o tímpano", frisou.
Socorro Timbó pontuou que o tímpano é extremamente importante porque faz essa passagem do som do ouvido médio para o ouvido interno, que é muitas vezes atingido por cotonetes ou grampos. "É quando o cerume, que é pra proteger, é empurrado para o interior do ouvido, podendo causar danos à audição e até a romper o tímpano", acrescentou.
Assim, a orientadora revelou que o exame mostra também como está a estrutura do tímpano. "Algumas pessoas já chegam reclamando que está sentindo dor, com um zumbido,ou uma uma sensação de perda de audição. Isso pode ter ligação com o tímpano", advertiu.
Exames serão realizados em março entre servidores dos veículos vinculados à Coordenadoria de Comunicação Social da Alece - Foto: José Leomar
Socorro Timbó informou ainda que os exames estão sendo iniciados pelos servidores de veículos vinculados à Coordenadoria de Comunicação Social porque este pessoal trabalha muito com a voz, e precisa mais desse cuidado. "Vai haver um trabalho de triagem que vamos fazer com o pessoal da comunicação. Todos irão receber uma um Google Forms como uma anamnese, uma avaliação rápida", adiantou.
A orientadora acentuou que a perda induzida por ruídos não tem volta, e muitas vezes não é perceptível. Por se tratar de uma perda definitiva, apontou, a pessoa só vai perceber depois de muito tempo, quando é tarde demais. "Assim, todos devem ter cuidados usar os plugues, os fones de ouvido, e, se possuir, um abafador, caso o ambiente tenha propensão ao barulho", complementou.
Equipamento de ponta
O diretor do DSAS, Luís Edson Sales, disse que estar alegre diante da entrega da Sala de Audiologia, destacando o apoio que obteve da primeira-dama da Assembleia Legislativa, Cristiane Leitão. Ele também agradeceu ao presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT,) pela iniciativa em investir em "um equipamento de ponta" para a Casa. "A partir deste momento, a sala ficará a disposição de todos os servidores, servidoras e comunidade do entorno da Assembleia", afirmou Luís Edson Sales, agradecendo também a toda equipe sob a orientação de Socorro Timbó.
Tarciana Campos, gerente geral da Rádio FM Assembleia (segunda da direita para a esquerda), realizou o exame - Foto: José Leomar
A primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, se disse orgulhosa por ver iniciados os atendimentos na sala, que foi inaugurada em 9 de dezembro de 2023. "Durante o recesso da Alece, foram organizados todos os equipamentos, prontuários e os sistema digital. É uma sala de audiologia completa. Nos serviços públicos de saúde do Estado, ainda temos poucas ofertas e a nossa demanda é gigantesca", destacou.
A primeira-dama salientou ainda que as pessoas precisam olhar para a saúde auditiva e usar os exames como uma forma preventiva e promoção de saúde. "A Alece inicia os atendimentos com uma sala que contém a parte audiométrica e a imitanciométrica. Dois exames importantíssimos para prevenir problemas de audição, fazer diagnóstico e encaminhar para a reabilitação adequada", asseverou.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também
Roda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSASAlece inicia Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (12/11...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS