Ação de combate à dengue beneficia Alece
Por ALECE13/03/2023 17:20 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
A 1ª Companhia do Comando de Bombeiro da Capital, sediada na Assembleia Legislativa do Ceará, juntamente com a equipe da Regional II/Secretaria Municipal de Saúde, realiza um trabalho de vigilância sanitária, com o objetivo de identificar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, entre outras enfermidades. A iniciativa teve início nesta segunda-feira (13/03) e vai se estender por toda semana, no prédio principal e nos três anexos do Poder Legislativo.
O capitão BM da companhia Idenilson Santos, coordenador do trabalho de combate ao mosquito, explicou que ao todo, oito agentes da Regional II estão envolvidos neste trabalho de inspeção e aplicação inseticida por meio do aerosystem. Trata-se de uma ação de bloqueio ao mosquito transmissor, processo certificado pelo Ministério da Saúde, que utiliza o equipamento para o combate a mosquitos, pós estágio de larva. De acordo com o oficial, este inseticida será utilizado nos estacionamentos e outras áreas da Alece, onde o mosquito possa ter se desenvolvido.
"Estamos também fazendo varredura onde possa haver focos do inseto em toda a Assembleia. Esta operação vai perdurar até a próxima sexta-feira (17/03), dia em que haverá uma palestra, a partir das 8 horas, mostrando a importância de se combater a propagação da doença e a proliferação do inseto, dando orientação sobre medidas preventivas", adianta Idenilson Santos, informando que a exposição está aberta a todos servidores e servidoras da Casa. Ele salienta ainda que em operação semelhante, realizada em 2022, foram identificados sete focos do mosquito, inclusive nos bebedouros.
Ação conjunta
A supervisora da Regional II da Secretaria Municipal de Saúde, Jucilene Ventura, explica que ao lado dos agentes voluntários da Companhia de Bombeiro, capitão Idenilson Santos e capitão Arnaldo, foi iniciado o trabalho nesta segunda-feira. "Até o momento não foi identificado nenhum foco do mosquito", salienta, fazendo um contraste com o resultado do ano passado, quando foram localizados sete pontos de presença do Aedes aegypti.
"Em 2022, houve bandejas de gelágua, ralos, tambores e até oco de árvore com a presença do inseto, aqui na Alece. Mas este ano, não nos deparamos com nenhuma situação semelhante. Será uma semana de trabalho e na sexta iremos apresentar, durante a palestra, o resultado de tudo que foi visto durante a semana. O intuito é também mostrar a todos a importância deste trabalho, para que todos contribuam para um eficiente combate ao mosquito", pontua Jucilene Ventura.
De acordo com ela, caso ainda seja localizado algum foco, a equipe sob o comando da supervisora irá adotar as devidas medidas de controle e profilaxia do mosquito. "Estamos com a equipe do aerosystem, onde será coberta toda a área de estacionamento, para os mosquitos em voo, e também trabalharemos para eliminar as larvas que porventura forem localizadas", adianta.
Júlio Sonsol
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também
Servidores do Malce recebem treinamento sobre prevenção de incêndios e primeiros socorros
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da 1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar da (1ª Cia/CBC), realizou, nesta quinta-fei...
Autor: Júlio SonsolCurso de primeiros socorros e combate a incêndio contempla servidoras da PEM
A 1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar da Assembleia Legislativa do Ceará (1ª Cia/CBC) realizou, nesta segunda-feira (26/08), curso de primeiros...
Autor: Julyana Brasileiro