Notícia

Auditoria interna da CTLegis e do Procon Alece identifica avanços na gestão de qualidade

Por Julio Sonsol
03/09/2025 14:38 | Atualizado há 3 dias

Compartilhe esta notícia:

Servidores dos setores envolvidos no processo de auditoria interna Servidores dos setores envolvidos no processo de auditoria interna - Foto: Bia Medeiros

Para aprimorar os serviços prestados pela Alece aos públicos interno e externo e garantir a conformidade da gestão de qualidade com a NBR ISO 9001: 2015, a Controladoria da Alece realizou auditoria interna no Procon Alece e na Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis).

O processo, iniciado no dia 25 de agosto, foi finalizado nesta quarta-feira (03/09), com reunião com os setores no auditório das comissões permanentes. O encontro teve como foco a comunicação dos resultados da auditoria. A partir de hoje, serão produzidos relatórios e uma síntese dos principais pontos identificados durante o trabalho. 

O titular da Diretoria Legislativa, Carlos Martins, explicou que a auditoria interna faz parte do escopo da qualidade. "Esta auditoria vai subsidiar a continuidade do processo de qualidade tanto do Procon como da CTLegis". Segundo o diretor, a partir da avaliação, será possível corrigir inconsistências. Ele assinalou ainda que os resultados alcançados asseguram a continuidade da certificação após a auditoria externa. 

Foto: Bia Medeiros

O controlador da Alece, Paulo Rolim, na abertura da reunião, afirmou que, conforme foi verificado, a auditoria tem como principal objetivo auxiliar os setores da Casa no aperfeiçoamento de suas atividades, de forma a atender com eficiência as demandas que lhes são apresentadas.

"Antigamente, havia por parte dos servidores uma certa desconfiança em relação aos auditores. Mas essa cultura se modificou", avaliou. Ele também parabenizou gestores e servidores dos dois setores auditados pela qualidade dos serviços que realizam. 

Resultados positivos

A orientadora da Célula de Inspeção e Auditoria Interna, Amanda Cavalcante de Lima, responsável pela auditoria, apresentou, durante a reunião, um resumo dos principais resultados identificados. Os relatórios finais têm previsão de conclusão em 30 de setembro.  

O processo de auditoria identificou que a CTLegis e o Procon Alece estão "bem maduros  e estabilizados", com os regramentos de trabalho incorporados pelas duas equipes de trabalho. "Os dois sistemas estão em conformidade com a norma ISO-9001 e aptos a receberem a manutenção da certificação", avaliou a orientadora. 

Foto: Bia Medeiros

Outro ponto positivo identificado pela auditoria foi a organização dos documentos de qualidade de cada órgão. "Foi algo que saltou aos nossos olhos. A CTLegis organiza de forma mais virtual, usando a plataforma Office 365,  enquanto o Procon realiza a organização em diretório próprio", disse. 

Segurança e capacitação

A chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, considerou que o trabalho realizado durante a auditoria trouxe conforto a todos os servidores do setor. O corpo de auditores, segundo ela, foi "perfeito" e passou tranquilidade, deixando os funcionários seguros.  

"Eles fizeram com que os servidores vissem que eles estão capacitados e que nós vamos ter a recertificação do ISO 9001-2015 em novembro, quando haverá a auditoria externa", disse a chefe. Ela salientou ainda que o Procon Alece teve um importante avanço este ano, com a realização de um treinamento no uso de inteligência artificial. "Só temos a agradecer ao presidente, deputado Romeu Aldigueri (PSB), por esta oportunidade", disse. 

Planejamento e execução

Erliene Vale, orientadora da CTLegis, disse que chega à reunião de encerramento com o sentimento do dever cumprido pelo que foi aferido durante a auditoria. “Nós planejamos e executamos. Aí chega o momento da prestação de contas e percebemos que melhoramos bastante”, avalia. 

"As auditorias também nos mostram pontos que podem ser melhorados e quais são as oportunidades de melhorias. A qualidade tem basicamente dois pilares, que é a melhoria contínua e a satisfação do cliente", considerou. 

Participaram da auditoria as servidoras da Controladoria, além de Amanda Cavalcante, Glafira Soares, Milene Freire, Rafaela Aguiar, Rosa Emília, Jacqueline Socorro, Maria de Fátima Castro, Scheilla Maria Bastos, Maria Inês Eleutério e Sílvia Maria Penaforte. 

 

Edição: Samaisa dos Anjos 


Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem

Veja também