Alece lança série documental “Ceará Raiz” sobre cultura e identidade do povo cearense
Por Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Alece07/10/2025 09:18 | Atualizado há 4 horas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) lança a série documental “Ceará Raiz”, um projeto que propõe um mergulho nas manifestações culturais que revelam e preservam a identidade do povo cearense. O primeiro episódio apresenta a cultura das casas de farinha e será exibido na Alece TV nesta quinta-feira (09/10), às 20h30.
Idealizada pela primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, a proposta visa promover mais visibilidade e reconhecimento para tradições que resistem ao tempo. “Cada cultura, cada saber popular é uma força viva que merece ser celebrada e preservada”, destacou a primeira-dama.
Ao todo, serão dez episódios. Na primeira temporada, quatro municípios foram escolhidos para retratar algumas dessas tradições: Itapipoca, com as casas de farinha; Viçosa do Ceará, com a produção de cachaça; Granja, com o universo da carnaúba; e Cascavel, com a tradicional Feira de São Bento, aos sábados.
A segunda temporada está prevista para 2026, contemplando outras seis cidades do Estado.
O projeto destaca algumas práticas, saberes e expressões culturais que dialogam com a história, o cotidiano e a resistência de comunidades e personagens cearenses muitas vezes invisibilizados ou ameaçados pelo avanço tecnológico e pelas transformações nos modos de vida.
Além da transmissão na emissora da Casa, a mais recente edição da Revista Plenário Alece traz uma matéria especial com os dois primeiros temas: casas de farinha e cachaça de Viçosa do Ceará. Os documentários ficarão disponíveis, ainda, no serviço de streaming Alece Play e no YouTube.
A equipe por trás da série é composta pelas jornalistas Marina Ratis (pesquisa, roteiro e narração), Crisley Cavalcante (produção) e pelo videomaker Odério Dias (imagens, edição e sonorização).
Saiba mais
O projeto é uma realização da Comunicação Social da Alece, com integração dos diferentes veículos da Casa, como a Revista Plenário Alece, com matérias especiais sobre os temas abordados; exibição dos filmes na Alece TV e na Alece Play; bastidores e conteúdos especiais nas redes sociais; entrevistas e repercussões na Alece FM. Ao final do projeto, está prevista a realização de uma exposição fotográfica inspirada nos episódios da série, com organização do Memorial Deputado Pontes Neto.
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem.
Veja também

Alece lança campanha “Outubro Rosa: um ato de amor por sua vida” nesta quarta
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) lança, nesta quarta-feira (08/10), a campanha “Outubro Rosa: um ato de amor por sua vida”. O event...
Autor: Guilherme de Andrade/Agência de Notícias da Alece