Procon Alece

Alece promove curso de inteligência artificial e inovação no atendimento ao consumidor para servidores

Por Ana Vitória Marques
18/08/2025 16:58 | Atualizado há 2 dias

Compartilhe esta notícia:

Curso segue pelos próximos dias 20, 22, 25, 27 e 29 agosto Curso segue pelos próximos dias 20, 22, 25, 27 e 29 agosto - Foto: Dário Gabriel

Em um mundo cada vez mais on-line, o uso de inteligência artificial e outras ferramentas tecnológicas passa a ser essencial para a melhora das atividades, sobretudo dentro de organizações públicas, para a inovação e a eficiência na entrega de serviços aos cidadãos.   

Nessa perspectiva, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Procon Alece e em parceria com a Unipace, deu início, nesta segunda-feira (18/08), ao curso “Inteligência Artificial e Inovação no Atendimento ao Consumidor: Desafios Éticos e Oportunidades no Procon Alece”. A formação seguirá pelos dias 20, 22, 25, 27 e 29 agosto.  

O principal objetivo da capacitação é possibilitar que os profissionais do Procon e demais órgãos de defesa do consumidor possam compreender, avaliar e aplicar soluções de inteligência artificial no atendimento ao público. 

Também está no escopo do curso que os servidores consigam entender melhor os impactos nas relações de consumo, considerando os desafios éticos, jurídicos e operacionais envolvidos no uso dessas ferramentas. 

A chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, destacou que a expectativa é agilizar cada vez mais o atendimento do órgão.  

“Nós vamos ter um atendimento mais rápido, mais compacto, e os e-mails serão bem mais rápidos de serem respondidos. Nós temos o ISO 9001, e essa certificação exige que nós tenhamos sempre a capacitação dos servidores, então eles estão o tempo todo evoluindo. E se você agiliza o atendimento, o retorno do consumidor é melhor”, afirmou. 

Servidor Francisco Costa. Foto: Dário Gabriel

O servidor da Alece Francisco Costa foi um dos organizadores da capacitação e contou como se deu esse processo. Para ele, a busca principal é capacitar a equipe para trazer excelência no atendimento para o consumidor e agilidade nas reclamações. 

“Inicialmente, tivemos contatos no nosso dia a dia com relação à inteligência artificial em trabalho de gabinete, de protocolos aqui dentro da Alece. Ao conhecer essa relação entre o uso dessas tecnologias voltadas para a relação de consumo em um evento, vimos ali o leque de oportunidades que a ferramenta pode trazer para a qualificação dos servidores, na agilidade no atendimento, no aperfeiçoamento na própria abertura de reclamação e em levantamento de dados”, disse. 

Servidor Rodrigo Colares. Foto: Dário Gabriel

Entre os participantes do curso está o servidor do Procon Alece Rodrigo Colares, que ressaltou que qualificações como essa se tornam ainda mais importantes em uma sociedade que vem se automatizando, vivendo o momento das redes sociais e da internet. 

Isso porque, segundo ele, essa migração aconteceu também dentro das relações de consumo, em que a grande maioria dos consumidores acessam e utilizam a internet para comprar ou para levar as suas demandas.  

“De fato, a nossa grande massa de reclamações chega por e-mail. E nós precisamos aprender a tratá-las com responsabilidade, utilizando as tecnologias que hoje nós temos à disposição. Claro, entendemos que a inteligência artificial é uma tecnologia nova, que deve ser utilizada de forma responsável, e por isso estamos aqui, para aprender como utilizá-la em nossas vidas e melhorar a prestação de serviço para o consumidor cearense”, assinalou. 

Sobre a formação  

O curso é voltado principalmente para os servidores que atuam no Procon Alece e terá a carga horária de 24 h/a, com aulas nos dias 20, 22, 25, 27 e 29 de agosto, das 13h às 17h. 

A formação conta com o professor João Araújo Monteiro Neto, especialista no assunto e coordenador do Grupo de Estudos em Tecnologia, Informação e Sociedade (Getis) da Universidade de Fortaleza (Unifor).  

Foto: Dário Gabriel 

De acordo com ele, o uso de tecnologias como a inteligência artificial na administração pública tem um potencial muito grande de aumentar a produtividade e a eficiência dessas atividades de atendimento.  

“Traz mais agilidade e mais capacidade de alcançar pessoas que tenham algum tipo também de dificuldade de acesso aos serviços públicos como um todo. Então, utilizar tecnologia, usar inteligência artificial, inclusive no processo de capacitação das pessoas, do cidadão, é um caminho muito interessante para empoderamento e, no caso das nossas discussões aqui, de empoderamento do próprio consumidor”, indicou. 

O professor destaca também os principais tópicos a serem trabalhados, como o funcionamento dos modelos de inteligência artificial, as regras que devem ser utilizadas e observadas quando do uso desses modelos, especialmente pela administração pública.  

“Também como é que a gente pode utilizar isso para melhorar a performance dos órgãos que estão atuando em atendimento ao consumidor, garantindo também a proteção aos seus direitos e dados pessoais e outras regras que devem ser observadas”. 

 

Edição: Samaisa dos Anjos  

Núcleo de Comunicação Interna da Alece  
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br   
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/   

Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem. 

 

Veja também