Western anticonvencional desponta na temporada de premiações
Por ALECE10/12/2021 17:37 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
A cineasta e roteirista neozelandesa Jane Campion chamou a atenção do público e da crítica em 1994, quando seu filme O Piano alcançou grande sucesso e a projetou em diversos festivais, dentre os quais obteve a Palma de Ouro no Festival de Cannes e o Oscar, quando, com oito indicações, saiu da cerimônia com três prêmios: um para ela própria (pelo roteiro original) e duas para Holly Hunter (melhor atriz) e Anna Paquin (melhor atriz coadjudante). Seu novo longa, "Ataque dos Cães", disponível na Netflix, já se prenuncia como um autêntico candidato a arrastar prêmios na temporada.
Trata-se de um revisionismo no gênero western, com características típicas de Campion enquanto cineasta. O filme narra a trajetória dos irmãos Phil (Benedict Cumberbatch) e George (Jesse Plemons), proprietários da maior fazenda de Montana, nos Estados Unidos, na década de 1920. Com características distintas, que ficam evidentes já no início do filme, eles passam a viver um conflito quando George se casa com Rose (Kirsten Dunst), viúva que é antipatizada por Phil. A presença de Peter (Kodi Smit-McPhee), filho de Rose, no cotidiano dos irmãos, é um elemento a mais na tensão entre os irmãos.
É oportuno alertar que a apreciação de "Ataque dos Cães" tende a ser maior quanto menos se souber sobre o desenrolar da trama. Já os aficionados ao western tradicional se surpreenderão com o ritmo pausado que Campion imprime à trama, privilegiando a abordagem psicológica dos personagens em detrimento da ação. O filme é baseado no livro "The Power of the Dog", escrito por Thomas Savage em 1967.
Elenco e aspectos técnicos se destacam
A abordagem intimista da cineasta ganha muito na equipe à sua disposição: seja na fotografia, na reconstituição de época detalhada ou nos cenários abertos, que enchem os olhos, a produção é de primeira linha. A trilha sonora do compositor Johnny Greenwood ("Sangue Negro" e "Trama Fantasma") é praticamente uma personagem à parte, situando o espectador durante muitos momentos em que se precisa intuir o que cada pessoa pretende fazer ao longo da história.
Já o elenco amplia a qualidade do filme, com grandes atuações de Cumberbatch, Dunst e Smit-McPhee, enquanto Plemons tem um papel mais contido e com menos tempo em cena. Mesmo assim, é difícil apontar quem está melhor em cena, com Cumberbatch tendo a vantagem de permanecer por mais tempo em tela, lidando com um personagem com mais camadas que os demais.
Quando, nesta segunda-feira (13/12), forem anunciados os indicados ao Globo de Ouro 2022, é bem provável que "Ataque dos Cães" tenha um número expressivo de menções. Estará aberta, a partir daí, uma outra temporada de caça: a batalha pelo Oscar do próximo ano. O filme promete fazer bonito até lá.
Sobre Jane Campion
Além de "O Piano", a cineasta tem trabalhos marcantes em pelo menos dois filmes: "Retrato de Uma Mulher" (1996), drama de época que teve duas indicações ao Oscar, estrelado por Nicole Kidman, John Malcovich e Barbara Hershey, e "Em Carne Viva" (2003), policial estrelado por Meg Ryan, Mark Ruffalo e Jennifer Jason Leigh. Este último título também está disponível na Netflix.
Serviço: "Ataque dos Cães" (The Power of the Dog, Reino Unido/Austrália/Estados Unidos/Canadá/Nova Zelândia, 2021). Direção e roteiro: Jane Campion. Elenco: Benedict Cumberbatch, Jesse Plemons, Kirsten Dunst e Kodi Smit-McPhee. Duração: 2h16min. Disponível na Netflix.
SC
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Festival Fartura é atração nos dias 23 e 24 de novembro
Fortaleza vai ser palco de mais uma edição do "Festival Fartura – Gastronomia do Brasil", que acontece neste sábado (23/11) e domingo (24/11), na Praç...
Autor: Júlio Sonsol, com site do Festival FarturaFestival de cinema francês tem sessões até 20 de novembro
O Festival Varilux de Cinema Francês 2024 em Fortaleza traz para o público uma seleção de 19 filmes franceses inéditos e premiados, dentre os quais es...
Autor: Júlio Sonsol, com site do Festival Varilux de Cinema Francês 2024