UNIPACE - Escola Superior do Parlamento Cearense

Webinar aborda “A Profissionalização da Gestão Pública no Contexto da Pandemia”

Por ALECE
26/05/2020 17:38

Compartilhe esta notícia:

 Segunda edição será realizada no dia 1º de junho Segunda edição será realizada no dia 1º de junho - Divulgação

De tudo ficaram três coisas
A certeza de que estamos começando
A certeza de que é preciso continuar
A certeza de que podemos ser interrompidos
antes de terminar..
Façamos da interrupção um caminho novo
Da queda, um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro!

 Fernando Sabino

Com os versos do poeta mineiro, a professora de Gestão Pública da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), PhD em Ciências da Computação, Germânia Kelly Ferreira de Medeiros concluiu a sua exposição inicial durante a primeira edição do Projeto Webinar, realizada nessa segunda-feira (25/05). A iniciativa é da Unipace, por meio da Célula de Qualificação dos Servidores. O evento consiste em um ciclo de palestras desenvolvido de forma remota, por meio da ferramenta de videoconferência Zooom, desenvolvido por especialistas, voltado exclusivamente para os servidores da Assembleia Legislativa do Ceará.

A primeira edição do Webinar teve como tema “A Profissionalização da Gestão Pública no Contexto da Pandemia”, fazendo uma convergência do momento atual, quando o isolamento é o principal mecanismo de defesa contra contágio de Covid-19, e as demandas da sociedade por serviços públicos de qualidade.

Além de Norma David, coordenadora da Célula de Qualificação dos Servidores, a sala virtual foi ocupada por cerca de 40 participantes, dentre eles Charlie Lopes, chefe da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTI), a coordenadora da Biblioteca César Cals, Daniele Nascimento, e o coordenador acadêmico da Escola Superior do Parlamento Cearense, Robson Loureiro.

Germânia Kelly destacou que os tempos atualmente vividos convidam todos ao desafio, à reflexão e a maturação do que está sendo feito pelo coletivo. “É preciso saber qual é a nossa força, enquanto indivíduo, dentro da coletividade. Aí entra a questão da profissionalização da gestão pública em tempo de pandemia. Fazer esse diálogo é um desafio para um grupo que está sendo afetado direta ou indiretamente pelo contexto mundial”, afirmou.

 Percurso histórico

Segundo afirmou a professora, o país saiu de um modelo patrimonialista, pautado pelas monarquias absolutistas, onde o público era confundido com o particular. “O aparelho do Estado estava muito mais voltado para o atendimento das vontades do soberano”, reconstituiu. Neste cenário, o nepotismo acontecia de maneira acintosa e volumosa, conforme explicou Germânia Kelly, salientando que é esta a base da administração pública.

A segunda fase foi a burocrática, a partir de 1820-50, acentuou a professora. Nesse período, o serviço público se preocupava muito mais em gerir as questões internas, se voltando também para o combate à corrupção e o nepotismo na gestão pública. Germânia Kelly, contudo, lembra que a transição não se deu completamente, havendo ainda casos de nepotismo e patrimonialismo na gestão burocrática do Estado.

A partir de 1980, o país migra do modelo burocrático para o modelo gerencial, que surge como resposta à expansão do Estado, segundo explicou a professora. Nesta fase, houve a melhoria do processo de escolarização, e o público passou a cobrar de maneira mais forte a qualidade dos serviços prestados pelo Estado.“Neste modelo gerencial se prega a redução das atividades estatais e a autonomia do gestor público, além da necessidade de se reduzir os custos e o aumento da qualidade dos serviços públicos. São os 3M: mais, com menos e melhor. Esse é o grande desafio, sobretudo quando se vem do modelo burocrático, com uma máquina administrativa pesada e com um maior número de colaboradores”, apontou.

Para se chegar a eficiência desejada, Germânia Kelly defendeu a necessidade de treinamento sistemático, assegurando todo o peso para a formação dos quadros de pessoal. “Se a intenção é oferecer um serviço de melhor qualidade, além de uma infraestrutura adequada é necessária uma equipe qualificada que possa dar os resultados esperados”, defendeu.

A professora apontou que sobre o serviço público atual há um forte impacto tecnológico demandando competências dinâmicas, do ponto de vista da alta rotatividade dos saberes exigidos nessa área. “Como se tudo isso fosse pouco, ainda temos o cenário da pandemia”, frisou, em referência à propagação do Coronavírus em todo o planeta. Ela lembrou que ninguém da atual geração vivenciou uma pandemia nessas proporções. “A gente está interagindo sem saber notícias do amanhã, nos trazendo um conjunto de ansiedades enorme”, analisou.Na avaliação de Germânia Kelly, todo programa de profissionalização parte da referência da missão da instituição e de seus objetivos estratégicos.

 

Avaliação da atividade

O coordenador acadêmico da Unipace, Robson Loureiro, explicou que desde antes da publicação dos decretos de isolamento social, a Escola Superior iniciou a implantação de um sistema de virtualização das aulas do núcleo de línguas estrangeiras, além de promover reuniões administrativas da direção da Unipace e “prospectando atividades que precisam continuar sendo desenvolvidas”. Ele salientou ainda que há duas semanas foi realizada uma campanha de divulgação da plataforma Fórum, com aproximadamente 5.000 títulos disponíveis para o público. Robson Loureiro também deu as boas vindas a todos os participantes e parabenizou a equipe de realização.

A coordenadora da Célula de Qualificação dos Servidores, Norma David, considerou o evento bastante participativo, alcançando 40 servidores da Assembleia Legislativa, e aguarda um maior número de interessados nos próximos eventos.“O coordenador acadêmico foi muito preciso quando salientou que a Unipace não está parada neste momento, mas continua em ação, com dinamismo trabalhando em eventos no Instagram e na Plataforma Zoom”, afirmou.

Para participar dos próximos eventos, conforme explicou a coordenadora, os servidores devem requerer à célula, através do e-mail norma.david@al.ce.gov.br ou WhatsApp  996354551, o link para o acesso da plataforma Zoom, que irá transmitir a palestra. Não há limite de participantes. “Estas palestras virtuais são um meio que a Unipace encontrou para contribuir com a aperfeiçoamento profissional dos servidores, mesmo no período de isolamento social”, frisou.

A próxima palestra , em 1º de junho, às 17 horas será “Gestão do Tempo: como aumentar sua produtividade durante o isolamento social”, proferida por Adriana de Alencar, doutora em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Psicologia Aplicada e Psicopedagogia.

 

JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email:comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829

 

Veja também