Núcleo de Comunicação Interna

"Vem Pra Alece" e 26ª Conferência da Unale são destaques da Revista Plenário

Por Júlio Sonsol
20/03/2024 08:34 | Atualizado há 8 meses

Compartilhe esta notícia:

Publicação está disponível nos meios físico e virtual Publicação está disponível nos meios físico e virtual - Arte: Júlio Sonsol/Revista Plenário

A 68ª edição da Revista Plenário, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), correspondente ao bimestre janeiro/fevereiro de 2024, está disponível por meio do link https://indd.adobe.com/view/486401fa-6523-4348-814c-a3763bf37417 . A publicação traz como matéria de capa a ação "Vem Pra Alece", realizada pela primeira vez em 2023 e que visou a aproximação da sociedade com o Poder Legislativo, apresentando diversos serviços disponibilizados pelos setores da Casa à comunidade.

A coordenadora de Comunicação da Alece, jornalista Giselle Dutra, no editorial da revista, aponta que este é o primeiro número da Plenário de 2024, "um ano que apresenta mudanças e esperanças renovadas". Ela acentua que as duas principais reportagens trazem a primeira edição do "Vem Pra Alece", "que abriu as portas do Parlamento cearense" com o objetivo de tornar conhecido pela sociedade o trabalho desenvolvido pelos deputados estaduais, servidores e colaboradores e as instalações da Alece; e a 26ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizada no Centro de Eventos de Fortaleza.

Também mereceu destaque na atual edição da revista, conforme aponta o editorial, a área da educação. "Trata-se de um tema recorrente e que preocupa toda a sociedade: o bulliyng nas escolas. A prática - comportamento agressivo praticando repetidamente contra um ou mais indivíduos que não são aceitos pelo grupo - tem sido apontada como a principal causa de violência no ambiente escolar atingindo patamares alarmantes", acentua Giselle Dutra.

Construção coletiva

O editor geral da publicação, jornalista Abílio Gurgel, informa que a escolha das matérias da revista busca associar os projetos desenvolvidos, em tramitação ou tramitados na Assembleia Legislativa aos impactos que eles causam na população em geral. “Nós temos também outras pautas independentes deste contexto, que são levadas aos deputados e deputadas que compõem a Casa para que eles e elas se manifestem sobre os assuntos. Mas destacamos que o foco da revista sempre é o cidadão”, afirma.

Atividade do “Vem Pra Alece”, em 2023 - Foto: Junior Pio

As pessoas que se transformam em conteúdo da revista visam a dar voz, conforme explica Abílio Gurgel, a identidades que podem compor minorias da sociedade. Como exemplo, ele cita que o atual número da revista trata sobre diversidade e inclusão, mostrando a necessidade de garantir um tratamento igualitário no ambiente de trabalho. Seja ela negra, amarela, com deficiência, indígena ou LGBTQIA+.

Na matéria “Diversidade e Inclusão”  há exemplos que pode ser absorvidos pelo mercado de trabalho e também é mostrado como essa aceitação vem ocorrendo em diversos setores da economia. “A gente também traz conteúdo sobre pessoas especiais, como do espectro autista, com Síndrome de Down, com deficiência, mostrando que elas, mesmo com condições especiais,estão aptas para o mercado de trabalho”, pontua.

“A revista foca em pessoas. Inclusive pra dar voz a estas pessoas que normalmente pertencem a grupos que normalmente não têm visibilidade ou voz”, acentua. Abílio Gurgel acrescenta no conteúdo construído para a TV Senado foi abordada a educação nas comunidades indígenas, que mescla a história e tradições desses povos com as disciplinas do Ministério da Educação, buscando a preservação da identidade cultural.

26ª Conferência da Unale foi realizada em Fortaleza, no ano passado - Foto: Junior Pio

Próximo número

Já está pautado para o próximo número da revista, conforme anuncia o editor geral, uma matéria sobre os quilombolas cearenses. “Aqui, no Ceará, vai ser a primeira vez que eles estão tendo o direito de posse das terras deles”, destaca. 

Será também tratada da questão das escolas de tempo integral. “Vamos  mostrar a parte cultural da cidade, com a Estação das Artes e páginas fixas falando da história do Ceará, não só de Fortaleza, bem como locais históricos da nossa Capital e do nosso Interior do Estado, sempre também com a visão dos parlamentares”, assevera.

Além do acesso da revista pelo link disponibilizado no portal da Alece, também são distribuídos exemplares físicos com os parlamentares, prefeituras, órgãos públicos municipais e estaduais, e Câmaras Municipais cearenses, de acordo com Abílio Gurgel. 

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

 

Veja também