Unipace vence prêmio ABEL 2023 com curso Governança Interativa
Por Júlio Sonsol16/06/2023 17:48 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) da Assembleia Legislativa do Ceará recebeu, nesta sexta-feira (16/06), o prêmio ABEL, da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, na categoria "Educação Legislativa". A comenda foi entregue pelo Projeto Governança Legislativa, desenvolvido pela Diretoria Legislativa.
A premiação aconteceu durante o 37° Encontro da ABEL, realizado em Campo Grande (MS). Durante o evento, foram também realizados debates sobre a atuação das escolas de legislativos e sua fundamental contribuição para o fortalecimento da democracia. O encontro também marcou os 20 anos de existência da associação das escolas, com a liderança de Florian Madruga, que conduziu a entidade durante todo esse período.
Fabrício Machado, titular da Diretoria Legislativa, afirmou que é com muita alegria que recebe a premiação da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo (ABEL), na modalidade "Educação Legislativa" concedida à Unipace, pelo Projeto Governança Interativa. "Este prêmio vem coroar a implementação de uma Governança Interativa no âmbito da Assembleia Legislativa. O projeto está baseado no pilar de nosso presidente, deputado Evandro Leitão, de termos a Alece aberta, dialogando com a sociedade".
Segundo o diretor, para que este objetivo seja alcançado , a Diretoria Legislativa pensou neste projeto no sentido de criar laços de interatividade interna na Casa. "Assim, nós podemos nos fortalecer enquanto instituição , e saírmos para a sociedade apresentando os melhores serviços possíveis. É muito satisfatório saber que este prêmio vem coroar este projeto que foi feito com tanto carinho e determinação, por toda a equipe da Diretoria Legislativa".
Projeto Governança Interativa
Este projeto visa implementar na Alece, o perfil da Governança Pública, em uma nova diretriz da administração pública , objetivando o parlamento aberto, em diálogo com a sociedade. "A nossa perspectiva é disponibilizar todo o conhecimento da Casa, através da socialização dos saberes em benefício da melhoria da performance e democratização dos processos decisórios", afirmou o diretor.
Ele destacou ainda que estão entre os pilares do projeto o compartilhamento intersetorial dos saberes, a integração entre os departamentos e criar uma cultura organizacional. "Ou seja, a socialização dos saberes sendo utilizada como ferramenta de gestão em uma perspectiva sistêmica, através de práticas interativas de contato.
De acordo com Fabrício Machado, o projeto foi concebido em três fases. A fase 1, a governança interativa da Diretoria Legislativa, que foi apresentado para todos os departamentos. Na oportunidade foi falado sobre as suas atribuições, missões e entregas. A fase 2 foi o Diálogo Intersetorial, quando os departamentos, órgãos e áreas foram convidados a se apresentarem, através da plataforma Zoom. A fase 3 é a do Parlamento Aberto, quando a Assembleia sai para prestar serviços.
"Nesta perspectiva foi criada a Governança Interativa no viés capacitação. A gente percebeu que o nosso quadro funcional, em virtude de recentes modificações do nosso organograma, estava faltando informação para que eles percebessem com exatidão a instituição em que eles estavam trabalhando. Então, numa gestão estratégica, lançamos o Governança Interativa para capacitação dos servidores da Casa", revelou Fabrício Machado.
Educação Legislativa
Lídia Andrade Lourinho, diretora da Unipace, considerou que ter um dos cursos da instituição apresentado para diversos estados e municípios traz credibilidade para o trabalho realizado. “A educação legislativa de qualidade que a Unipace oferece precisa ser divulgada e multiplicada. O prêmio foi o reconhecimento de um coletivo de colaboradores que diariamente planejam ações de educação cidadã”, informou.
De acordo com a diretora, também foi apresentado durante o encontro da ABEL o projeto Bem Me Quero, em parceria com o Comitê de Responsabilidade Social da Alece , Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas do Departamento de Saúde e Assistência Social e Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense. "Houve muitas trocas de ações e projetos e acordos firmados", disse Lídia Andrade. Ela agradeceu ainda o apoio dado pelo presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), e pela presidente da Unipace, deputada Gabriella Aguiar (PSD), a todas iniciativas da Escola Superior.
Sobre a Unipace
A Escola, criada por meio de resolução em julho de 2007, é um órgão de ensino, pesquisa e memória da Alece. Tem como missão a promoção de soluções que contribuam para o aperfeiçoamento do Poder Legislativo por meio da qualificação dos servidores, agentes e lideranças políticas e o fomento de políticas públicas inovadoras, com excelência dos serviços ofertados e responsabilidade cívica, aproximando os cidadãos da esfera legislativa.
Os cursos ofertados pela Unipace são direcionados, prioritariamente, aos servidores da Casa, servidores de instituições públicas conveniadas e ainda à sociedade cearense na forma de eventos e seminários.
Edição: Júlio Sonsol
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também

I Workshop Diretoria Legislativa em Foco promove integração entre setores da área legislativa da Alece
A Diretoria Legislativa (DL) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta segunda-feira (28/04), o "I Workshop Diretoria Legis...
Autor: Júlio Sonsol e Julyana Brasileiro