UNIPACE - Escola Superior do Parlamento Cearense

Unipace recebe visita da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

Por Paulo Veras
19/09/2024 08:22 | Atualizado há 1 dia

Gestores da Unipace se reuniram com visitantes do Rio Grande do Norte Gestores da Unipace se reuniram com visitantes do Rio Grande do Norte - Foto: Paulo Rocha

A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará recebeu, nesta quarta-feira (18/09), a visita da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O objetivo foi o de conhecer a estrutura e o planejamento de educação legislativa da Unipace e trocar experiências visando o engrandecimento da educação legislativa no nordeste.

A diretora acadêmica da Unipace, Lídia Lourinho, recebeu a equipe visitante, formada por Larissa Davin, assessora especial da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Marlon Tavares, responsável pelo planejamento pedagógico e Tereza Saldanha, que acompanha o rendimento dos alunos. O grupo foi apresentado a toda a estrutura da Alece e teve reunião com os gestores da Unipace.

Lídia Lourinho falou da importância da troca de conhecimento entre as escolas legislativas de todo o país. “Estamos muito felizes com a visita técnica dos nossos colegas da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. É uma troca de informações, ideias e ações. Eles vieram conhecer como a Unipace funciona”, explicou.

Para a diretora a experiência é muito interessante porque a escola potiguar tem uma característica muito próxima da Unipace, por também ser da mesma região, dentro de uma mesma imersão cultural. “Com isso conseguimos estreitar laços e construir uma parceria que venha a fortalecer a educação legislativa em nossa região”, ressaltou Lídia.

Lídia Lourinho apresentou estrutura da Unipace e da Alece para visitantes - Foto: Paulo Veras

A assessora especial da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Larissa Davin, disse estar encantada com a estrutura da Unipace, bem diferente da de sua escola. “Temos uma dimensão menor, mas queremos aprender e levar o conhecimento em relação aos cursos, como tudo funciona, para que possamos engrandecer a nossa escola”, afirmou. Segundo Larissa, as experiências trocadas aqui irão permitir um aprendizado que possibilita levar a vivência do que é feito na Escola Superior do Legislativo Cearense para a Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Marlon Tavares disse que o trabalho pedagógico feito no Rio Grande do Norte é, principalmente, com cursos de pós-graduação e cursos de curta duração. “Nossa escola está, atualmente, em um processo de recredenciamento junto a Secretaria de Educação do RN para renovar por mais quatro anos a validade de nossas pós-graduações”, pontuou.

Já Tereza Saldanha ressaltou que os alunos são constantemente submetidos à pesquisa de avaliação. “Queremos um feedback que possa orientar as ações de mudança e melhoria. Estamos, inclusive melhorando os questionários de avaliação que os alunos respondem, para ter mais retorno com essas pesquisas”.

Outras visitas

Lídia Lourinho falou que a prática de troca de experiências faz parte de uma estratégia de crescimento por meio da interatividade com outras escolas legislativas. “A Unipace atua sempre buscando essa interação com as outras escolas legislativas brasileiras. Temos a visita da Escola Legislativa de Minas Gerais que acontecerá em breve. Vamos atuando de acordo com as demandas que nos chegam dos outros estados”.

A diretora salientou que é muito importante que a Unipace apresente todo o seu trabalho desenvolvido para o país inteiro. “Ficamos bem felizes de mostrar aos colegas aqui do nordeste, de um estado vizinho, porque temos experiências próximas e podemos colaborar e fortalecer essa rede de escolas do legislativo. É importante termos o foco de que nosso trabalho vai além da educação legislativa, incluindo a educação cidadã e o letramento político em nosso estado”, atestou.

Edição: Paulo Veras