Unipace recebe Prêmio Abel 2024 na categoria Educação Legislativa
Por Júlio Sonsol10/06/2024 11:50 | Atualizado há 10 meses
Compartilhe esta notícia:

A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), recebeu o Prêmio Abel 2024 na categoria Educação Legislativa, concedida pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas. A comenda foi entregue à diretora acadêmica Lídia Lourinho, representando a presidente da Unipace, deputada Gabriella Aguiar (PSD), durante a solenidade de encerramento do 39º Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, no dia 7 de junho.
O evento foi realizado de 5 a 7 de junho na Câmara Legislativa do Distrito Federal (DF). Também representaram a escola superior Marluce Torquato, da Assessoria da Presidência, Norma David, coordenadora da Qualificação, e Suêrda Marinho, da coordenação de Extensão.
Lídia Lourinho revelou que estar orgulhosa e feliz com a premiação. Segundo ela, na atual gestão da deputada Gabriella Aguiar e do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), lhe foi entregue a missão de levar todo o arcabouço educativo do parlamento cearense para os municípios. "Logo que a deputada Gabriella Aguiar assumiu, montamos um projeto de Escola do Legislativo de Gestão e de Assessoramento municipal para levar a educação legislativa de qualidade pros municípios cearenses", acentuou.
Parlamento aberto como prioridade
Ela destacou que o presidente Evandro Leitão trouxe a proposta de se trabalhar com parlamento aberto e com democracia. "A gente sabe que é nos municípios onde tudo acontece. Então, a gente levou para as cidades através da sensibilização e da conscientização das Câmaras Municipais a possibilidade de eles montarem suas próprias escolas Legislativo, com o apoio da Unipace", afirmou.
Segundo destacou Lídia Lourinho, o projeto premiado deu um ganho muito grande em termos de cidadania, de democracia, de parlamento aberto para as municipalidades cearenses. "Como escola do Poder Legislativo, o objetivo é qualificar os servidores e trabalhar de forma continuada para que possamos servir melhor à população. Isso tem um impacto muito grande dentro da sociedade", asseverou.
Conforme salientou a coordenadora o projeto já alcançou 110 dos 184 municípios do Ceará. "Até agora, 110 já criaram suas escolas, já assinaram acordos com a operação técnica com a Unipace e nós estamos levando a educação legislativa pra todos esses dez municípios de forma muito planejada e pensada", destacou.
Lídia Lourinho observou ainda que este projeto que começou em 2023. Ela explicou que a Unipace não só estimulou, sensibilizou, mas também foi buscar dentro das Câmaras Municipais a criação da sua própria escola superior. "Com esse apoio, cada escola começa a funcionar e ganhar sua autonomia nesta parceria conosco. A gente acompanha a criação e a consolidação dessas escolas. Temos uma responsabilidade muito grande em relação a isso", defendeu.
Saiba mais
O prêmio de Melhor Educação Legislativa, concedido Associação Brasileira de Escolas do Legislativo de Tribunal de Contas, para ela, funciona como uma validação de todo o trabalho realizado. " Esse prêmio é importantíssimo para a gente. Temos uma presidente na Unipece, a deputada Gabriella Aguiar, que nos valida, que está sempre acompanhando o trabalho, que nos dá espaço pra que a gente possa construir tão bem", afirmou.
Ela frisou que o planejamento desenvolvido contou como o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão. "Essa premiação também abre os olhos dos 74 municípios que ainda não estão participando desse projeto. A gente agora já vai fechar com mais alguns municípios pra abrir suas escolas", frisou.
Também participaram do evento em Brasília representantes das escolas legislativas municipais de Itarema, Cedro e Santana do Acaraú, que foram criadas a partir do projeto da Unipace.
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também

Unipace tem nova diretora acadêmica
A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) conta com uma nova diretora acadêmica. A professora Sarah Pinto de Holanda foi nomeada na quinta-fe...
Autor: Julyana Brasileiro com comunicação da Unipace
Unipace recebe inscrições para curso de produtividade colaborativa digital
Os servidores da Alece interessados em dominar as ferramentas do Microsoft Office 365 podem se inscrever no curso "Produtividade Colaborativa Digital...
Autor: Julyana Brasileiro