Unipace participa de apresentação da Plataforma Ceará 2050
Por ALECE24/07/2019 14:41
Compartilhe esta notícia:
A coordenação da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) assistiu, esta terça-feira (23/07), exposição da Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo Prazo do Estado do Ceará – "Ceará 2050". A plataforma é o planejamento estratégico do Ceará para os próximos 31 anos. A apresentação do projeto, realizada na sede da Unipace, foi feita pelos professores da Universidade Federal do Ceará, Antônio Nunes Miranda e Manoela Silva, ambos representantes do projeto.
A plataforma, segundo os coordenadores do projeto, constitui um caminho concreto de transformação de um estado que, para além do crescimento já atingido nos últimos anos, tem um potencial magnífico para se tornar mais justo e sustentável. "O que faz deste projeto algo de valor inestimável e, por isso mesmo, um compromisso com igual tamanho”, observou Antônio Miranda.
O Ceará 2050 divide-se , conforme a exposição, em cinco etapas: Diagnóstico estratégico; Análise externa e construção de cenários; Elaboração da visão de futuro e objetivos estratégicos; Concepção de projetos estratégicos; e Consolidação e lançamento do plano estratégico de desenvolvimento de longo prazo.
Os professores disseram que estão “finalizando a fase de elaboração do plano e o nos preparando para a segunda fase da Plataforma que é a de implantação”. Para esse momento, conforme salientaram é muito importante "uma estrutura firme de governança com a participação de múltiplos atores, além da criação de Núcleos regionais de discussão e mobilização por todo o estado do Ceará. Para a formação desses núcleos pensamos em como o Idace, por sua representatividade e capilaridade poderia colaborar conosco”
O diretor da Unipace, Robson Loureiro, representando o presidente da instituição, deputado Salmito Filho, disse que o encontro entre a Unipace e o Ceará 2050 pode gerar muitos frutos, um deles é a parceria institucional com o objetivo de promover cursos e um estudo mais aprofundado das 14 regiões de planejamento do estado.
Participaram também do encontro os professores Eduardo Neto, João Luís e Fernando Cordeiro e o integrante do núcleo gestor da Unipace, sociólogo Eduardo Moreira. O "Ceará 2050" é uma plataforma de desenvolvimento estratégico que tem como intuito principal traçar alternativas para o desenvolvimento econômico, sustentável e social do Ceará. A plataforma busca delinear o planejamento de ações que possam ser executadas a médio e longo prazo.
De acordo com Eduardo Moreira, os coordenadores do projeto perceberam a necessidade do envolvimento da Unipace nos desdobramentos do "Ceará 2050". "Isso, especialmente na questão da capacitação dos núcleos que estão sendo construídos nas 14 regiões do Interior do Estado e em Fortaleza. Assim, os gestores, prefeitos, lideranças políticas, secretários, vereadores e a sociedade, como um todo poderão entender o que é este planejamento para os próximos 31 anos".
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Curso ''Desafios da Gestão Pública do Século XXI'' recebe inscrições
A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), recebe inscrições para o curso ''Desafios d...
Autor: Julyana Brasileiro, com UnipaceAlece conclui Oficina de Produção Científica
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), realizou, no dia 13 de novembro, a última etapa da Oficina de Produção Científica da Escola Super...
Autor: Julyana Brasileiro, com assessoria da UnipaceAlece inscreve para curso “Bem-Me-Quero: Autoestima e Inteligência Emocional''
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), recebe inscrições para o curso ''Be...
Autor: Julyana Brasileiro