UNIPACE - Escola Superior do Parlamento Cearense

Unipace e FBUni firmam acordo visando novos projetos de educação legislativa

Por Júlio Sonsol
09/10/2024 12:18 | Atualizado há 1 semana

Parceria permitirá realização de projetos de formação continuada Parceria permitirá realização de projetos de formação continuada - Foto: Divulgação/Unipace

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento (Unipace), e o Centro Universitário Farias Brito (FBUni) assinaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nesta semana. A iniciativa abrange a implementação de programas e projetos, incluindo cursos de formação e desenvolvimento de pessoal, formação e aperfeiçoamento profissional e pessoal, intercâmbio de conhecimentos, prestação de serviços especializados.

Conforme o acordo celebrado, a FBUni disponibilizará profissionais da instituição, para participação nas atividades de ensino e pesquisa nos projetos em parceria com a Escola Superior. A diretora acadêmica da Escola Superior, Lídia Lourinho, considerou uma "grata oportunidade" a assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Unipace  e o Centro Universitário Farias Brito.

"O Centro Universitário Farias Brito vai nos ajudar, trazendo toda a formação que ele tem, na perspectiva da graduação, pós-graduação e dos cursos de extensão, para que junto com a Unipace possamos levar aos nossos servidores e aos municípios do Estado estas iniciativas", disse Lidia Lourinho.

Educação Legislativa

A diretora observou que o Centro Universitário tem uma proposta "muito interessante" e que a partir das experiências da Unipace, os alunos da graduação e pós-graduação da FBUni poderão conhecer mais a fundo o que é a educação legislativa, o letramento legislativo, governança e o que é o parlamento aberto. "Essas temáticas a Unipace discute muito bem e está ampliando o alcance dessa discussão para os municípios que têm um acordo de cooperação técnica com a Unipace", salientou.

Ela informou ainda que dentro do acordo firmado,  o Centro Universitário abre a perspectiva  de realização de cursos de Psicologia, Direito, Engenharia, Informática e Tecnologia da Informação. "Vai ser uma parceria muito rica,  e vamos começar, nesse primeiro momento, realizando um alinhamento  para participação  em um podcast  onde serão apresentados a Unipace e os seus projetos", afirmou.

Conforme salientou a diretora, a parceria vai permitir a realização de projetos de formação continuada, a partir das demandas dos servidores e dos 124 municípios que já firmaram parceria com a Unipace e criaram suas escolas legislativas. "A partir desta construção conjunta destas trilhas de aprendizagem, vamos trazer os servidores que já têm domínio nestas áreas, ao lado dos professores universitários, para uma colaboração muito rica", completou Lídia Lourinho.

"São duas grandes experiências, são dois públicos que tem muita expertise. A partir daí vai ter um curso bem interessante, bem potente. Nós vamos planejar e a partir desse planejamento a gente vai ter a ideia dos cursos, das temáticas, de como a gente vai envolver os alunos, e de como envolver os professores,  servidores e os atores públicos municipais", adiantou.