UNIPACE - Escola Superior do Parlamento Cearense

Unipace chega aos 17 anos de atuação

Por Salomão de Castro, com Assessoria de Imprensa da Unipace
16/10/2024 09:03

Unipace promove formações variadas desde 2007 Unipace promove formações variadas desde 2007 - Arte: Núcleo de Publicidade da Alece

A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), chega aos 17 anos de atuação nesta quarta-feira (16/10). Ao longo dessa trajetória, a instituição segue com o compromisso de contribuir com a educação legislativa da sociedade, por meio dos cursos e atividades oferecidos.

A diretora acadêmica da Unipace, Lídia Lourinho, destaca a contribuição da Escola Superior para o fortalecimento da educação legislativa e da formação continuada de servidores e colaboradores da Assembleia Legislativa. “Ao longo desse período, a Unipace se consolidou como um espaço de inovação e capacitação, promovendo cursos, palestras e eventos que têm capacitado servidores, legisladores e a sociedade em geral”, afirma.

Lídia Lourinho pontua ainda que a Unipace “se destacou na construção de um ambiente de diálogo e troca de conhecimentos, alinhando-se às demandas contemporâneas da gestão pública e ao desenvolvimento de soluções para os desafios do estado do Ceará, ampliando o contexto da educação legislativa e do letramento político aos 184 municípios do nosso Estado”, pontua.

Resgate histórico

A coordenadora do setor de Qualificação de Servidores, Norma David, que atua na Escola Superior desde sua fundação, acompanha as mudanças pelas quais a instituição vem passando. “A Unipace começou como um pequeno núcleo de ensino. As transformações foram inúmeras, principalmente no que diz respeito à confiança que conquistamos dos servidores com nosso ensino. Passamos por situações marcantes, como a época da pandemia (Covid-19), pois, enquanto estávamos em casa, isolados, fomos um grande apoio aos servidores, período de compaixão e compromisso com as pessoas”, acentua.

Norma David, coordenadora do setor de Qualificação de Servidores, destaca momentos variados da trajetória da Unipace - Foto: José Leomar

A Unipace também acompanha as transformações e demandas sociais, buscando ofertar atividades e cursos de acordo com as reais demandas dos setores internos da Alece e do público externo.

Marluce Torquato, assessora da Presidência da Unipace, ressalta que a Unipace zela pela qualidade dos cursos oferecidos, “com docentes que possuem a expertise em suas áreas de atuação e que são avaliados pelos cursistas de forma muito positiva. Na maioria dos cursos temos a presença massiva dos inscritos, com zero evasão”, assevera.

A Escola Superior do Parlamento Cearense, denominada inicialmente como Universidade do Parlamento Cearense, foi instituída por meio da  Resolução nº 555, de 10 de julho de 2007, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em 13 de julho de 2007 e atualizada administrativamente pela Resolução 698/2019. É um órgão de ensino, pesquisa e memória da Assembleia Legislativa.

Tem como atribuição geral promover a capacitação e o desenvolvimento profissional dos membros e servidores da Alece, bem como das entidades públicas do Estado e dos municípios, compreendendo, programas de aperfeiçoamento profissional, formação, capacitação e especialização nas suas áreas afins.