Tramitação do Projeto de Lei Orçamentária Anual tem nova etapa
Por Júlio Sonsol14/10/2024 08:57 | Atualizado há 2 semanas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aguarda, para esta terça-feira (15/10), o envio, pelo governador Elmano de Freitas (PT), do projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2024, que estima receita e fixa as despesas do Estado do Ceará para o exercício financeiro de 2025. A informação é do diretor do Departamento Legislativo, Carlos Alberto Aragão.
Ele informa que apesar da redução do número de sessões realizados, em virtude do período eleitoral, não há prejuízo para a tramitação de proposições legislativas. O segundo turno das eleições para prefeito e vice-prefeito dos municípios de Fortaleza e Caucaia será realizado em 27 de outubro.
"Neste período de excepcionalidade da Assembleia Legislativa, quando as comissões técnicas estão se reunindo às segundas-feiras para deliberar matérias de autoria de parlamentares e de outros poderes, e as sessões ordinárias ocorrem às terças-feiras, o fluxo de deliberação de matérias não está causando nenhum prejuízo para a Casa", salienta o diretor legislativo. A próxima sessão está prevista para terça-feira (15/10).
De acordo com Carlos Alberto Aragão, as matérias originárias de outros poderes estão sendo apreciadas em tempo hábil, enquanto que as proposições de autoria dos parlamentares também estão recebendo seus pareceres tanto na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), na sua admissibilidade, como nas comissões de mérito. "Não está havendo nenhum prejuízo para tramitação de projetos", reforça.
Próximas etapas
O diretor observa ainda que em outubro há uma peculiaridade , haja vista que o próximo dia 15 é o prazo final previsto que o Poder Executivo apresente o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício fiscal de 2025. Conforme Carlos Alberto, após receber esta matéria, a Mesa Diretora a encaminha para a Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação (COFT), presidida pelo deputado Sérgio Aguiar (PDT).
"A partir daí, o deputado Sérgio vai designar o relator do projeto da LOA e fixar prazo para apresentação de emendas pelos parlamentares. É interessante frisar que a Assembleia Legislativa somente entra em recesso com a votação da lei orçamentária, que precisa de quórum de maioria absoluta (24 dos 46 deputados e deputadas estaduais) para ser aprovada", ressalta.
Em entrevista concedida na última terça-feira (08/10), o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), informou que até o dia 27 de outubro a Casa realizará apenas uma sessão por semana, sempre às terças-feiras. Ele acrescentou ainda que na última semana do mês, atendendo a solicitação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), a Casa fecha suas portas para a instalação das seções eleitorais e realização do segundo turno de votação da capital cearense.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também

Alece tem alteração na composição das bancadas partidárias em 2025
O ano de 2025 começa com mudanças nas bancadas partidárias da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). A nova composição é decorrente de mud...
Autor: Salomão de Castro, com Agência de Notícias da Alece
Mesa Diretora aprova propostas do Poder Executivo em reunião nesta terça-feira
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) se reuniu nesta terça-feira (11/02), em caráter extraordinário, para deliberar so...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da Alece
Governador Elmano destaca avanços e prioridades para 2025 em sessão na Alece
Na abertura dos trabalhos legislativos da 3ª Sessão Legislativa da 31ª Legislatura, nesta segunda-feira (03/02), no Plenário da Assembleia Legislativa...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da Alece