Trajetória de ativista negra estadunidense é atração em minissérie da Netflix
Por ALECE27/03/2020 16:04
Compartilhe esta notícia:
Se você quer uma opção interessante de minissérie para os próximos dias, uma boa pedida é A Vida e a História de Madam C. J. Walker, disponível no catálogo da Netflix. A trama acompanha a trajetória da personagem-título, vivida por Octavia Spencer (Estrelas Além do Tempo). A história, baseada em fatos reais, conta como Madam C. J. Walker se tornou a primeira mulher negra milionária nos Estados Unidos, construindo seu patrimônio por meio da comercialização de uma linha de produtos capilares e de beleza para cabelos afro.
É curioso que a trama tenha levado mais de um século após a morte de Walker em 1919, para se tornar objeto da minissérie. Adaptada do livro On Her Own Ground, de autoria da tataraneta de Walker, A’Lelia Bundles, e dirigido por mulheres negras (DeMand Davis e Kasi Lemmons), a produção apresenta muitos vestidos coloridos e imagens oníricas ao narrar a vida de uma mulher que é, nas palavras de Spencer, “um exemplo brilhante de excelência negra”.
Narrada com garra, a minissérie foge ao estereótipo dos filmes ou minisséries de época tradicionais, em que a narrativa geralmente se estrutura em apontar como era constituída uma época anterior à nossa. Como exemplo, surgem ocasionalmente cenas imaginárias que reproduzem Madam C. J. Walker em um ringue de boxe, para ilustrar as lutas cotidianas que enfrentava. O que tinha de tudo para desandar em uma trama melosa surpreende, com um material dinâmico, bem-humorado e muitas vezes até leve, diante da temática abordada.
"Acredito que ela é um grande exemplo, não somente para jovens negras, mas para todas as jovens, pois elas também podem sonhar com esse tipo de grandeza. Especialmente em tempos tão misóginos. Eram tempos dificeis para as mulheres, mas isso não impediu seu processo", contou a atriz e produtora para o portal The Wrap.
A minissérie segue Walker desde quando era uma lavadeira lutadora que foi derrubada por preconceitos raciais e de gênero até sua ascensão como empresária astuta e ativista feroz. Blair Underwood interpreta o marido de Walker, e Tiffany Haddish encarna a filha de espírito livre da Madam. O destaque, no entanto, é a atuação de Octavia Spencer. Oscilando entre momentos distintos, dramáticos ou cômicos, ela constrói uma personagem multifacetada, honrando o legado de Madam C. J. Walker.
SC, com sites Observatório de Séries e Adoro Cinema
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Whatsapp: 85.99147.6829
Veja também
Festival Fartura é atração nos dias 23 e 24 de novembro
Fortaleza vai ser palco de mais uma edição do "Festival Fartura – Gastronomia do Brasil", que acontece neste sábado (23/11) e domingo (24/11), na Praç...
Autor: Júlio Sonsol, com site do Festival FarturaFestival de cinema francês tem sessões até 20 de novembro
O Festival Varilux de Cinema Francês 2024 em Fortaleza traz para o público uma seleção de 19 filmes franceses inéditos e premiados, dentre os quais es...
Autor: Júlio Sonsol, com site do Festival Varilux de Cinema Francês 2024