Agenda Cultural

“Tár” e “Noites Alienígenas” estreiam no Cinema do Dragão

Por Salomão de Castro, com informações do Cinema do Dragão
06/04/2023 05:35

Compartilhe esta notícia:

"Tár" tem como destaque atuação premiada de Cate Blanchett "Tár" tem como destaque atuação premiada de Cate Blanchett - Divulgação/Cinema do Dragão

Duas estreias de peso marcam a programação do Cinema do Dragão no período de 6 a 12 de abril. A primeira é a de “Tár”, do cineasta Todd Field, premiado em diversos festivais e que concorreu em seis categorias no Oscar 2023. A outra é a do nacional “Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho, grande vencedor do Festival de Gramado, no Rio Grande do Sul.

No filme dirigido por Todd Field (antes também indicado ao Oscar por “Entre Quatro Paredes”, de 2001), Cate Blanchett interpreta Lydia Tár, a primeira maestrina de uma grande orquestra alemã. “Tár” examina a natureza mutável do poder, seu impacto e durabilidade em nossa sociedade. Pelo papel, Blanchett venceu diversos prêmios na categoria melhor atriz, dentre os quais Globo de Ouro, Copa Volpi (Festival de Cinema de Veneza) e Bafta (concedido pela Academia Britânica de Cinema).

O filme discute relações profissionais que descambam para abuso de poder e assédio sexual, por meio de uma narrativa que exige muito do espectador, mas tem grandes qualidades, sendo a principal delas a vigorosa atuação de Cate Blanchett. Antes vencedora do Oscar por “O Aviador” (melhor atriz coadjuvante) e “Blue Jasmine” (melhor atriz), ela concorreu novamente ao prêmio na categoria principal. O longa foi indicado ainda aos prêmios de melhor filme, direção, roteiro original, fotografia e montagem.

Noites Alienígenas

A outra estreia de destaque é a de “Noites Alienígenas” (Sérgio de Carvalho). Vencedor de cinco Kikitos no Festival de Gramado, incluindo o de melhor filme e o prêmio da crítica, a produção é o primeiro longa-metragem feito no Acre com distribuição comercial. A ficção retrata o lado urbano da cidade de Rio Branco, capital do Estado, trazendo personagens cujas vidas são marcadas pela mudança da rota do tráfico que começa a passar pela região.

Seguem em cartaz: “Memória Sufocada”, de Gabriel Di Giacomo, documentário premiado no Festival de Málaga, na Espanha, sobre o Golpe Civil-Militar de 1964; “Muribeca”, de Alcione Ferreira e Camilo Soares, documentário que resgata a história e resistência dos moradores de um conjunto habitacional em Jaboatão dos Guararapes (PE); o drama nacional “O Rio do Desejo” (Sérgio Machado), baseado no conto “O Adeus do Comandante”, de Milton Hatoum; “A Baleia” (Darren Aronofsky), vencedor do Oscar de melhor ator (Brendan Fraser) e melhor maquiagem e penteado; bem como “Close” (Lukas Dhont), vencedor do Prêmio do Júri em Cannes em 2022 e indicado na categoria filme internacional do Oscar de 2023.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também