Comitê de Responsabilidade Social

Setembro Amarelo: Cine Alece exibe "Extraordinário"

Por Júlio Sonsol
28/09/2023 14:09 | Atualizado há 22 horas

Compartilhe esta notícia:

Primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, durante o debate sobre o filme Primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, durante o debate sobre o filme - Foto: José Leomar

A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas do Comitê de Responsabilidade Social, realizou, nesta quinta-feira (28/09), nova edição do Cine Alece, com a exibição do filme "Extraordinário". A iniciativa integra a programação da campanha Setembro Amarelo, marcada por várias atividades na Alece e que conscientiza sobre a prevenção ao suicídio.

O filme retrata a história real de Auggie Pullman (Jacob Tremblay), garoto norteamericano, que nasceu com uma rara doença genética denominada Síndrome de Treacher Collins, fazendo com que passasse por 27 cirurgias plásticas. O filme inicia quando o menino passa a  frequentar pela primeira vez uma escola regular, o que será um grande desafio. Lá, irá lidar com a sensação constante de ser observado e avaliado por todos que estão à sua volta.

A primeira-dama do Poder Legislativo estadual, Cristiane Leitão, também idealizadora do Comitê, destacou que neste ano, a campanha Setembro Amarelo foi batizada de "Todos Juntos pela a Vida". Conforme salientou, a iniciativa tem por objetivo conscientizar toda as pessoas sobre a importância de combater a depressão e o suicídio.

Para tanto, Cristiane Leitão considerou importante haver a escuta das pessoas e serem organizadas ações preventivas. "O Cine Alece é a oportunidade de estarmos trabalhando com os jovens da rede pública, justamente colocando para eles a importância deste olhar da empatia e respeito, incluindo todas as pessoas. Conscientizar é sempre preciso", disse.

Resiliência

A psicóloga Carina Diógenes, integrante da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas e curadora do Cine Alece, revelou que o filme foi escolhido, dentro da Campanha Setembro Amarelo, abordando, principalmente, a resiliência. "´Extraordinário´ mostra como uma boa rede de apoio pode evitar traumas e que o adoecimento se agrave. Também ilustra que o cuidado dos amigos nas escolas faz muita diferença", defendeu.

Carina Diógenes afirmou que o filme traz o ambiente escolar e uma reflexão sobre a questão social de quem passa por problemas emocionais e mentais. "Quando você fica só, o problema tende a aumentar. Buscar estas pessoas que estão ao seu lado que pode lhe ajudar e lhe acolher. Todo mundo, em algum momento, não vai estar bem", asseverou.

Cine Alece promoveu debate após a exibição de “Extraordinário” - Foto: José Leomar

O Cine Alece recebeu, nesta edição, estudantes da Escola de Ensino Fundamental e Médio Bárbara de Alencar, da Escola de Ensino Médio Francisco Domingos da Silva, jovens do Programa Primeiro Passo da Secretaria de Proteção Social (SPS) , servidores e visitantes do Parlamento. A professora do Projeto Primeiro Passo, nutricionista Elisa de Castro, observou que o filme exibido traz a questão da dificuldades sociais e meios de como se manter na sociedade, mesmo com estas dificuldades.

"A saúde mental, hoje, é de extrema importância. Os jovens têm muitas chances, mas também ficam muito sobrecarregados e com medo das questões futuras. Discutir estes pontos com a exibição de um filme traz uma leveza para tratar de medos e inseguranças", afirmou.

A aluna do projeto Primeiro Passo, Vitória Ketley, considerou que o filme trabalha a amizade. "Isto vai influir tanto no nosso grupo Jovem Aprendiz, quanto no engajamento na empresa onde vou estagiar no projeto Primeiro Passo. O filme retrata a amizade e o bom companheirismo que uma pessoa, mesmo diferente, pode encontrar em sua vida, e como todos devemos interagir para um melhor convívio em todos os ambientes", disse.

Estudantes e servidores da Alece integraram a atividade - Foto: José Leomar

Após a apresentação, foi realizada roda de conversa com mediação da psicólogas Natasha Barrocas, idealizadora e diretora do Projeto Fora da Caixa, e Priscila dos Santos, do Instituto Bia Dote, que abordou a valorização da vida junto ao público jovem,  além dos profissionais da área Psicologia da Casa. 

Cine Alece

O Cine Alece é uma iniciativa do Comitê de Responsabilidade Social da Casa, contando com parceria do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC) e da Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce).

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também