Servidores do Alcance são responsáveis por garantir as entregas de qualidade do programa
Por Paulo Veras29/07/2025 12:37 | Atualizado há 1 dia
Compartilhe esta notícia:

O Programa Alcance é uma realidade unânime no âmbito da promoção da educação por meio de uma Casa Legislativa estadual, que se destaca entre as ações sociais da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) ao impactar e transformar a vida de milhares de vidas de jovens cearenses.
Nenhuma das ações do programa seria possível sem a entrega de uma equipe qualificada, dedicada e que busca ativamente a melhoria dos serviços. Nesta segunda matéria da série sobre o Alcance, vamos conhecer mais o envolvimento e a inter-relação desse time que coleciona objetivos conquistados por meio do compromisso, da paixão e do sentimento de dever público e social no que faz.
Os bastidores da competência
Entre os integrantes do Alcance está Adelaide do Vale, que está presente na iniciativa desde a criação do programa, em 2017. Ex-professora do Liceu do Ceará, ela é a responsável por coordenar o trabalho administrativo, que vai de supervisionar a contratação dos professores a cuidar de toda a estrutura para as aulas presenciais.
.jpg)
Adelaide do Vale, responsável pela coordenação administrativa. Foto: Pedro Albuquerque
Apelidada pelos colegas de “a mãezinha do Alcance”, Adelaide traça um paralelo entre o início e os dias atuais. “Começamos pequenos, as aulas eram apenas presenciais e não havia muita divulgação do programa. Agora tudo está numa escala muito maior, principalmente depois da criação da nossa plataforma”, afirma.
Para Adelaide, foi a partir da utilização dos meios digitais, como o YouTube e a plataforma Alcance Enem, que o programa disparou. “Hoje temos alunos por todos os lugares que você imaginar. Antes, a gente recebia solicitação de envio de material pelos Correios, agora o aluno pode pegar tudo direto na plataforma”, comemora.
A coordenadora administrativa acredita no crescimento contínuo do Alcance e com ele a concretização do sonho de milhares de jovens de cursarem uma faculdade ou conquistarem uma capacitação profissional.
“Lá atrás, quando comecei, meu sonho era que meus alunos conseguissem passar no vestibular. Hoje estou encerrando a minha carreira como eu queria ter começado, ajudando pessoas a entrarem na universidade, principalmente alunos da periferia, que vivem uma situação social muito difícil”.
A plataforma
O passo decisivo para o crescimento em escala geométrica do Alcance foi a implantação, em 2019, da plataforma Alcance Virtual. Nazareth Magalhães, servidora da Casa Legislativa e colaboradora do programa desde 2018, conta que, logo após chegar, começou a pensar em uma ferramenta de suporte pedagógico para os alunos. Além de Nazareth, a administração da plataforma também conta com o trabalho de Anangélica Damasceno.
.jpg)
Nazareth Magalhães e Anangélica Damasceno, responsáveis pela plataforma Alcance Virtual. Foto: Pedro Albuquerque
“A ideia era atingir não apenas os alunos das aulas presenciais, mas também aqueles que por algum motivo não podiam estar presentes aqui conosco. Hoje, tudo que é ofertado presencialmente é disponibilizado na plataforma e está acessível em qualquer lugar do mundo”, salientou.
Nazareth destaca a facilidade de acesso à plataforma e o conjunto de benefícios que ela proporciona aos estudantes, além do contínuo aprimoramento da ferramenta. “Qualquer um pode se inscrever. Hoje temos mais de 37 mil pessoas que possuem acesso. Por meio dela o aluno tem à sua disposição as aulas, apostilas, técnicas de estudo, simulados, laboratório de redação e outras ferramentas, como o Alcance Socioemocional”, explica.
A responsável pela gestão da plataforma detalha a importância de um serviço da ferramenta como o laboratório de redação. “Ele dá oportunidade a um aluno de qualquer lugar enviar sua redação para ser corrigida por nossos professores que estão entre os melhores do Estado”, enfatiza.
Não é só vestibular
Alinhado com a realidade, sobretudo da juventude cearense, o Alcance alça voos que vão muito além da preparação para vestibulares. O Alcance Profissionalizante, coordenado por Ítalo Beethoven, contempla a questão dos jovens que buscam uma formação profissional.
O coordenador explica que o trabalho do braço profissionalizante do Alcance funciona alavancado por parcerias, por exemplo com o Banco do Nordeste e o Ministério Público. Ítalo revela que em 2024 foram certificadas mais de 500 pessoas.
.jpg)
Ítalo Beethoven, coordenador do Alcance Profissionalizante. Foto: Pedro Albuquerque
“Temos cursos como Técnica de Vendas, Assistente Administrativo, Empreendedorismo, Marketing Digital, Promotor de Microcrédito, que é um curso inédito no Brasil. O desafio tem sido aumentar nossa área de atuação, chegando em mais lugares tanto no formato EAD como presencial”. Nesse sentido, Ítalo destaca que neste ano de 2025 já foram realizadas capacitações além da Região Metropolitana.
“Realizamos a primeira turma numa cidade fora da Região Metropolitana, em Fortim, com o curso de Marketing Digital e Preparação no Trabalho. Nossa meta pra este ano é chegar a seis municípios além de Fortaleza”.
Capacitação realizada em Fortim, em abril de 2025. Foto: Bia Medeiros
O objetivo principal do Alcance profissionalizante, segundo o coordenador, é atingir o público de 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social e que não tem a oportunidade de ter esse tipo de formação. Para cumprir esta meta, o Alcance Profissionalizante conta com um trunfo especial: a Feira de Aprendizagem Profissional do Ceará, realizada pela primeira vez em 2023. O evento reúne empresários, gestores públicos e entidades qualificadoras com foco na contratação e na aprendizagem profissional. Em 2025, a 3ª edição da Feira está prevista para acontecer em novembro.
Espalhados pelo Ceará
O que começou em Fortaleza, já é realidade em mais de 80 núcleos pelas cidades cearenses. Por isso, o Alcance possui hoje a Coordenação de Núcleos Municipais, capitaneada por Izabel Cruz. Ela está na Casa há quatro anos e já foi coordenadora do Alcance.
“A deputada Jô identificou que eu tinha o perfil ideal para realizar esta tarefa de levar o Alcance pra todos os recantos do Ceará por conta da minha experiência política e administrativa”.
.jpg)
Izabel Cruz, responsável pela Coordenação de Núcleos Municipais. Foto: José Leomar
Izabel pontua que a coordenação recebe os contatos dos interessados em abrir um núcleo e cria as condições para a efetivação do projeto. “Temos municípios onde existe mais de um núcleo do Alcance Enem e não há problema nisso. Cabe a nós assegurar que eles funcionem bem e as aulas de qualidade cheguem ao máximo de pessoas possível”.
Ela acredita que o sucesso do Alcance tem muito da forma interativa com que todos os setores do programa trabalham e esta sinergia proporciona ganhos mais rápidos e sustentáveis. “Não iríamos chegar ao interior se não fosse a plataforma, se não existissem os cards de divulgação, etc. Enfim, é um esforço conjunto e contínuo do time inteiro para dar aos estudantes esse ensino de qualidade”, reflete.
A coordenadora assegura que não é difícil levar um núcleo do Alcance para uma cidade e convida os interessados a entrarem em contato. “Estamos aqui esperando com todas as informações e orientações para que sua cidade possa oferecer este benefício aos estudantes locais”.
Atenção integral aos estudantes
No primeiro momento, o objetivo era dar aulas preparatórias de qualidade para o vestibular. Vencido este desafio inicial, a equipe multidisciplinar do Alcance avaliou que seria necessário oferecer outras condições para que os alunos atendidos pelo programa pudessem competir com seus concorrentes em igualdade de condições.
Amparados nesta consciência e após trazer novas ferramentas e agregar novas conhecimentos, foi a vez de ampliar o olhar para os cuidados. Era a época pós-pandemia de Covid-19 e situações de descompensação emocional e ansiedade eram comuns.
Neste quadro surge o Alcance Socioemocional, coordenado pela professora Dione Soares, servidora da Alece desde 2016. “Começamos a montar uma proposta de atendimento para os estudantes com forte apoio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Casa”.
Dione lembra o início dos atendimentos nos quais o DSAS encaminhava psicólogas e psicopedagogas que atendiam os estudantes em um formato de grupos terapêuticos logo depois das aulas. “Eram grupos de vinte jovens estudantes e havia uma troca muito interessante, porque às vezes a gente pensa que o que está sentindo só nós sentimos. Ao nos reunir, constatamos que o outro também sente algo parecido”, pondera.
.jpg)
Dione Soares, coordenadora do Alcance Socioemocional. Foto: José Leomar
Atualmente o quadro é totalmente diferente. Acompanhando o crescimento do programa, seu braço socioemocional precisou evoluir. Para atender o maior número possível de estudantes, a solução foi buscar parcerias.
“Temos um trabalho conjunto com a Faculdade Estácio, onde os estudantes de lá dão orientações e aplicam pesquisas. Há também um novo convênio com a Uninta e conversas agendadas com a Unifor”, relata. A professora diz que, desta forma, além de ampliar os atendimentos, é possível fazer acolhimento nas aulas presenciais e desenvolver dinâmicas com os estudantes.
O cuidado não para por aí. Por iniciativa do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), e da primeira-dama, Tainah Marinho Aldigueri, e com apoio do DSAS, foi criado o Alcance Mais Saúde.
.jpg)
Lançamento do Alcance Mais Saúde, em maio deste ano. Foto: Marcos Moura
O projeto inclui acesso a sete especialidades médicas (enfermagem, serviço social, nutrição, fisioterapia, clínica médica, odontologia e psicologia) e atendimento emergencial aos participantes do Alcance Enem, promovendo qualidade de vida de forma integral.
Quem conta esta história
A jornalista Natália Ribeiro, assessora de comunicação do Alcance, cumpre a função de divulgar as ações do programa. Ela chegou em 2012 para atuar como monitora. Já em 2017, tornou-se assessora de imprensa da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). Por fim, em 2019, quando o Alcance ganhou status de programa independente, ela passou a fazer parte da equipe novamente, mas como jornalista.
Para ela, o importante é mostrar a alegria dos jovens de participar do programa e desta forma incentivar que outros venham. “A Casa tem uma comunicação institucional muito forte e competente. Então aqui a gente foca mais em mostrar eles, as alegrias, as conquistas, as reações de professores”.
Foto: Máximo Moura
Natália dá o tom de como é trabalhar no Alcance. “É um setor que parece que foi escolhido a dedo, porque são pessoas agradáveis, pessoas divertidas, pessoas comprometidas, tanto que a gente não precisa ficar cobrando ninguém. O trabalho flui muito facilmente”, exclama.
A jornalista confessa emocionada ser muito gratificante trabalhar em um local que impacta a própria vida. “Às vezes tem gente que vem aqui pessoalmente e diz: ‘poxa, eu agradeço demais. Eu sou o primeiro da minha família a ser formado. Não tinha ninguém formado na minha família, mas através do Alcance eu consegui ingressar na universidade’. Olha que depoimento, não tem preço”.
Balanço de atividades
No primeiro semestre de 2025, o Programa Alcance da Alece beneficiou, somente em seu eixo voltado ao Enem, mais de cinco mil estudantes do Ceará. O programa teve 2.162 matrículas de estudantes de 147 bairros de Fortaleza, dados a partir do Sistema de Gerenciamento de Alunos e Professores (Sigap), e 3.694 matrículas dos 80 municípios que o programa assiste.
Esta série é uma produção do Núcleo de Comunicação Interna da Alece e conta com a redação de Paulo Veras, edição de Samaisa dos Anjos e Ana Vitória Marques e fotos da equipe de Fotografia da Casa. Confira a primeira matéria da série aqui.
Edição: Ana Vitória Marques
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem.
Veja também

Programa Alcance oferece cursos profissionalizantes gratuitos com foco no mercado de trabalho
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Programa Alcance, está com inscrições abertas para os cursos on-line, gratuitos e com...
Autor: Agência de Notícias/Assessoria Alcance
Alcance Enem beneficia mais de cinco mil estudantes cearenses durante o semestre
O Programa Alcance, iniciativa socioeducacional da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) sob a coordenação-geral da deputada estadual Jô F...
Autor: Pedro Emmanuel Goes / Agência de Notícias