Servidores da Assembleia se engajam na Caravana da Solidariedade do Hemoce
Por ALECE02/04/2019 12:36
Compartilhe esta notícia:
O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, juntamente com a Associação dos Servidores da Casa (Assalce), inicia nesta semana uma campanha de engajamento na Caravana da Solidariedade do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) que visa a sensibilizar os servidores da Assembleia para doação de sangue, nos próximos dias 9 e 10 de abril.
De acordo com Myrna Menezes, assessora do DSAS e coordenadora da campanha, nos feriados prolongados, o Hemoce fica com os seus bancos de sangue reduzidos, diante da demanda crescente nesses períodos. "Por isso é importante que todos se conscientizem para a doação", frisa. A caravana, conforme explica a coordenadora, terá um transporte próprio do Hemoce, que apanhará os servidores voluntários às 8 horas, na Assembleia, e após os procedimentos de coleta, retornará com os doares para a sede do parlamento, nos dias estabelecidos.
Myrna Menezes esclarece que durante toda a semana haverá uma campanha de sensibilização "corpo a corpo", percorrendo todos os gabinetes, departamentos e setores da Assembleia Legislativa, quando também serão distribuídos panfletos explicativos sobre a importância da doação de sangue, e qual o perfil do voluntário para que possa participar da caravana. Na oportunidade, também serão colhidos os dados dos que se voluntariarem.
A importância de doar sangue
O presidente da Assalce, Luís Edson Correia, também destaca a importância da participação de todos os servidores na Caravana da Solidariedade. "É antes de tudo um ato de amor ao próximo. Mas temos também de nos conscientizar da importância de se doar sangue regularmente, porque sabemos das dificuldades do Hemoce em conseguir manter seus estoques nos níveis que possa atender a toda nossa sociedade", acentua.
A pessoa que vai doar pela primeira vez terá de passar por uma entrevista individual e sigilosa para verificar se a doação pode ser feita naquele momento. Para sua segurança é importante que todas as perguntas sejam respondidas com sinceridade, clareza e honestidade.
Caso a doação não possa ser feita, o candidato receberá orientações sobre o motivo e o tempo que deverá permanecer sem doar sangue, sendo encaminhado para acompanhamento, quando necessário. Caso a doação possa ser feita o candidato é encaminhado para coleta do sangue, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Para ser doador de sangue é preciso:
- Estar saudável
- Estar bem alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação)
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
- Pesar acima de 50kg
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
- Apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial, sendo aceita fotocópia autenticada do documento, desde que as fotos e inscrições estejam legíveis e as imagens permitam a identificação do portador.
- Documentos aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, carteira de identidade profissional, reservista ou passaporte.
Veja também
Roda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSASAlece inicia Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (12/11...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS