Servidores da Alece participam de Clube de Livroterapia
Por Julio Sonsol18/02/2025 11:46 | Atualizado há 4 dias
Compartilhe esta notícia:

O interesse pela literatura e a possibilidade e encontrar outras pessoas e conversar sobre histórias inspiradoras faz parte da rotina dos servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) que participam do Clube de Livroterapia.
A ação é promovida pela Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce), às terças e quintas-feiras, de 9h às 11 horas, na sede da entidade (Rua João Emídio Silveira, 198 - Dionísio Torres).
Ao longo do mês de fevereiro, o Clube debateu a obra “Kafka e a boneca viajante”, do autor espanhol Jordi Sierra i Fabra. Em março, o livro escolhido para as reuniões do clube é “Oração para Desaparecer”, da escritora cearense Socorro Acioli.
Com coordenação de Virema Alves, servidora do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Casa, o clube é um espaço de acolhimento, reflexão e troca de experiências por meio da leitura. Foi criado, explica, para proporcionar bem-estar e estimular o hábito da leitura entre os servidores da Alece.
Dinâmica da Livroterapia
A coordenadora esclarece que há uma liberdade de abordagem em que todos os participantes manifestam as suas impressões, sempre que assim desejam. "A nossa leitura acontece e vamos dando paradas, quando necessário, para que os participantes possam fazer suas colocações. E cada livro traz mensagens muito interessantes, que suscitam muitas reflexões", comenta.
As leituras, explicou Virema Alves, apontam perspectivas para nossa vida atual, nossos sentimentos e comportamentos, trazendo condutas de épocas diferentes, mas que fazem uma ressonância para as pessoas na atualidade. "No dia a dia de hoje isso é muito bom porque facilita a troca de ideias e cada um expõe a sua visão. A literatura é isso", apontou.
Virema Alves, coordenadora do Clube, destaca a importância dos encontros. Foto: Bia Medeiros.
A livroterapia também tem o objetivo de criar laços entre os participantes. "Cada um tem o seu mundo, tem as suas perspectivas, tem as suas problemáticas, mas isso não justifica tanta separação entre as pessoas. A gente pode estar junto no pensamento positivo, expondo as suas ideias. Essa ligação possibilita a troca de energia", avalia.
Evoluir
A participante do clube Vânia Leite, servidora da Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis), disse que se transformou em "outra pessoa" ao integrar o grupo. "Eu tive muitas mudanças, cresci bastante. Eu acho que as outras participantes também notaram isso em outras pessoas. Mudou meu comportamento, minha maneira de falar e até de indicar livros. Para mim é maravilhoso estar aqui", disse ela, informando que sempre gostou de leitura.
Vânia Leite, servidora da Alece, compartilha a experiência transformadora do Clube. Foto: Bia Medeiros.
O livro
A obra “Kafka e a boneca viajante” está sendo abordada pelo clube ao longo do mês de fevereiro. "A gente fez a escolha coletiva porque achamos muito interessante a apresentação dela durante o curso Em Rodas de Biblioterapia", explica a coordenadora do clube.
Trata-se de uma obra inspirada em uma história real contada por Dora Diamant, companheira de Franz Kafka. Segundo relatos, em 1923, Kafka encontrou uma menina chorando por ter perdido sua boneca. Para consolá-la, ele disse que a boneca não estava perdida, mas sim viajando pelo mundo e prometeu entregar-lhe cartas enviadas pelo brinquedo.
A partir dessa premissa, o livro de Sierra i Fabra narra de forma poética a jornada desse escritor misterioso que, com imaginação e empatia, transforma a dor da menina em uma aventura cheia de encantos e significados. Com uma escrita delicada e tocante, a obra é uma homenagem ao poder das histórias e à magia da literatura em transformar realidades.
Serviço
O grupo se reúne todas as terças e quintas-feiras, às 9 horas, na sede da Assalce (Rua João Emídio Silveira, 198 - Dionísio Torres).
Para participar não é necessária uma inscrição prévia. Basta comparecer nos dias e horários estabelecidos. Em março, o livro será “Oração para Desaparecer”, de Socorro Acioli.
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também

Poética sobre comensalidade marca retomada do “Em Rodas de Biblioterapia”
O curso "Em Rodas de Biblioterapia", que integra o programa Assalce Entre Artes, da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do C...
Autor: Julyana Brasileiro, com Virgínia Bastos (Assessoria de Comunicação e Marketing da Assalce)
Retomadas oficinas da Assalce para servidores
A Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce) informa que suas atividades estão oficialmente de volta, com programação rica...
Autor: Julyana Brasileiro, com Virgínia Bastos (Assessoria de Comunicação e Marketing da Assalce)