Assalce

Assalce promove Clube de Livroterapia com encontros e reflexões

Por Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Assalce
29/08/2025 15:03 | Atualizado há 2 dias

Compartilhe esta notícia:

Foto notícia - Foto: Divulgação Assalce

O Clube de Livroterapia da Associação dos Servidores da Alece (Assalce) retomou seus encontros neste mês de agosto com reflexões sobre literatura e cuidado com a vida. 

Na iniciativa da Assalce, o ato de ler, que pode ser um mergulho, um respiro, um encontro, se transforma também em terapia coletiva.

O primeiro encontro do semestre foi dedicado ao livro "A morte é um dia que vale a pena viver", da médica Ana Cláudia Quintana Arantes, especialista em cuidados paliativos. 

Uma obra que, com delicadeza e profundidade, nos lembra de algo essencial: "tão importante quanto cuidar do outro é cuidar de si".

Durante os encontros, são promovidos momentos de reflexão e partilha que expandem não apenas o conhecimento, mas também o cuidado do ser.

Conexão com o livro 

Segundo Vânia Leite, uma das participantes do grupo, “o livro que estamos lendo fala de tratamento humanizado e do cuidado carinhoso e dedicado de médicos, cuidadores e familiares, para aqueles que estão em tratamento paliativo. Que sejam dias sem dor ou sofrimento, que ainda valham a pena viver”.

A servidora Joaquina Loiola acrescenta que “a obra relata a dimensão do cuidar, mesmo que seja na fase final da vida. Não importa a dor que o outro carregue, viver cada dia vale a pena".

Já para Yana Coelho, o livro dialoga de forma comovente com cada leitor e “convida a olhar para a finitude com respeito e compaixão, lembrando que aprender a cuidar de nós mesmos é também condição para oferecer um acompanhamento mais amoroso e humanizado”.

Novas leituras 

O Clube já tem novas leituras sugeridas para os próximos encontros, como "Laços de Família", de Clarice Lispector, e "Fernão Capelo Gaivota", de Richard Bach. 

No semestre anterior, os participantes mergulharam em duas obras da escritora cearense Socorro Acioli: "Uma oração para desaparecer" e "A Cabeça do Santo".

Os encontros acontecem todas as quintas-feiras, às 9h, na Assalce, sob a coordenação de Vânia Leite e Yana Coelho. 

O convite é aberto a todos os interessados em integrar essa experiência em que literatura e vida se entrelaçam, oferecendo um espaço de escuta, acolhimento e descobertas.

Para mais informações sobre o Clube e as ações da Assalce: (85) 99977-4916


 

Veja também