Assalce

Servidoras da Alece acompanham palestra sobre autocuidado das mulheres

Por ALECE
31/05/2022 08:42

Compartilhe esta notícia:

Servidoras da Alece durante a atividade Servidoras da Alece durante a atividade - Foto: Assessoria de Comunicação e Marketing da Assalce

O Núcleo de Mediação e Humanização das Mulheres (Numehmu), do Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará, promoveu nesta segunda-feira (30/05) a palestra vivencial “Mulher, Mãe, Esposa e Profissional: e como fica o autocuidado?”, em alusão ao Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher, transcorrido no último dia 28 de maio. A atividade envolveu servidoras da Alece, que, durante a roda de conversa, refletiram sobre a necessidade do autocuidado, independentemente das escolhas pessoais e obrigações de cada uma.

Conforme informou a articuladora do Núcleo, Raquel de Mesquita Rodrigues durante o encontro, realizado no Anexo II (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes), foi proposta uma atividade sobre saúde mental, com convite para um círculo de diálogo entre mulheres. O objetivo é o de que a partir dessa experiência em grupo, haja reflexão sobre o que elas têm feito para o cuidado de si mesmo, tentando sair dos lugares de responsabilidades com filhos, de esposas e de tias, dentre outros.

“A ideia é que, partindo desse pressuposto do cuidado consigo mesma, desse olhar para si, seja despertada e/ou ampliada a consciência acerca da necessidade de cuidar de tantos outros aspectos que perfazem o nosso ser, tendo a compreensão de que somos seres biopsicossociais e que a saúde da nossa mente impacta a saúde do nosso corpo e vice-versa”, afirmou Raquel de Mesquita Rodrigues.

Para a articuladora do Núcleo, a atividade obteve um resultado positivo, pois as participantes puderam se perceber, sem que tenham de agir para apenas de cuidar do outro e de se deixar de lado. “Ao final todas puderam assumir o compromisso, a partir das suas carências e necessidades, de cuidar mais de si e fazer o que de fato é importante”, asseverou Raquel.

Sobre o Núcleo de Mediação e Humanização das Mulheres

Segundo Juliana Holanda, coordenadora do Núcleo de Mediação e Humanização das Mulheres, o setor, juntamente com a Procuradoria Especial da Mulher (PEM), tem o objetivo de realizar mediações na área da violência de gênero, de uma maneira geral, como, também, promover a humanização da percepção de todos os tipos de violência.

“Estamos fazendo um trabalho junto às servidoras da Casa, para que as mulheres, dentro dessa realidade, possam ver que têm capacidade de mudar suas vidas, olhando para sua autoestima. Estimulamos, na realidade, o autocuidado para que elas possam promover junto às suas famílias o desenvolvimento humano, espiritual e mental”, afirmou Juliana.

Outro objetivo do Núcleo de Mediação e Humanização da Mulher, segundo informou. é o de acolher as mulheres em parceria com outras células do Poder Legislativo. “Estamos, também, atuando em parceria com a Secretaria de Proteção Social (SPS) com a qual vamos trabalhar essa questão da humanização no combate às drogas”, ressaltou.

O Núcleo de Mediação e Humanização das Mulheres (Numehmu) faz parte do Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará.

Da Assessoria de Comunicação e Marketing da Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce), com Núcleo de Comunicação Interna da Alece

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também