Assalce

Equiparação salarial entre gêneros é debatida no Política Cor-de-Rosa de maio

Por Ana Vitória Marques
15/05/2025 14:47 | Atualizado há 4 horas

Compartilhe esta notícia:

Projeto reúne parlamentares, servidores, gestores para debater assuntos relevantes com foco no protagonismo feminino Projeto reúne parlamentares, servidores, gestores para debater assuntos relevantes com foco no protagonismo feminino - Foto: Pedro Albuquerque

Nesta quinta-feira (15/05), a Associação dos Servidores da Alece (Assalce) promoveu mais uma edição do projeto Política Cor-de-Rosa, apresentando a temática “Uma conversa de incentivo ao protagonismo feminino”. O evento reuniu servidores e gestores no auditório das Comissões Permanentes. 

A roda de conversa debateu o projeto de indicação nº 154/2024,  da deputada Emília Pessoa (PSDB), aprovado em Plenário em março deste ano. A proposição institui o Programa Estadual de Equiparação Salarial entre homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo/função no âmbito do Ceará.   

Fizeram parte da roda de conversa a deputada Emília Pessoa, o deputado Fernando Hugo (PSD), a ex-prefeita e ex-deputada Maria Luíza Fontenele, o presidente da Assalce, Luis Edson Corrêa Sales e a idealizadora do projeto, Virgínia Bastos. A conversa teve mediação da jornalista da Alece, Magnólia Paiva.  

Para a deputada Emília Pessoa, apesar de ser um grande desafio é mais que necessário trazer o tema para debate e criar políticas públicas que efetivem um direito já conquistado.  

Foto: Pedro Albuquerque

“A gente quer ocupar esse espaço que já foi consolidado. Esses avanços são necessários para que a discussão não seja só entre as mulheres, mas seja entre uma sociedade inteira que se importa com o progresso, com o desenvolvimento do Ceará e do país. Esses pontos, que é a questão do próprio preconceito de gênero, da mulher que é mãe, a gente precisa quebrar esses tabus para entrar numa nova era, numa nova sociedade mais equilibrada.” 

Luis Edson, presidente da Assalce, destacou a importância de repercutir a proposta da deputada e promover essas de discussão como esse. “Um projeto que visa realmente valorizar cada vez mais as profissionais e acabar com essa distorção tão injusta entre homens e mulheres. Nosso total apoio a esse projeto da deputada. Falamos também de vários temas relacionados ao protagonismo feminino”, citou.   

Como participante da roda, Maria Luíza comentou sobre a luta para a conquista de mais espaço para as mulheres e sobre a trajetória política dela na temática. Ela também recebeu a homenagem concedida a ela pela Assalce em alusão ao Dia Internacional da Mulher, devido ao seu pioneirismo na política.  

Foto: Pedro Albuquerque

“Estamos aqui pela humanidade e o planeta contra o machismo, o patriarcalismo e a sociedade produtora da mercadoria que quer fazer da gente mercadoria, mas nós somos seres humanos que temos a afetividade, a solidariedade”, afirmou. Para ela, a luta pela justiça social e igualdade de gêneros vai além da própria equiparação salarial.  

“Porque nós, mulheres e homens, muitas vezes, através do trabalho, temos um processo muito forte de exploração. Então, é preciso que a gente tenha um mundo em que possamos, o que for produzido, ser dividido, ser partilhado, e que a nossa ação não tenha que ser submetida à lógica do capital e dos péssimos salários”, defendeu. 

A idealizadora do projeto, assessora de comunicação e marketing da Assalce, Virgínia Bastos, comentou que a iniciativa já está atuante há quatro anos, sendo essa a 17ª edição do Política Cor-de-Rosa. De acordo com ela, essa é uma forma de gerar a aproximação entre os parlamentares e as servidoras da Casa, debatendo assuntos de importância para todos. 

Homenagens 

O evento homenageou servidoras da Casa que são mães. Ao todo, foram prestigiadas 10 mulheres: Amanda Vieira (Alece TV), Erliene Vale (CTLegis), Heline Joyce (Codins), Silvana Ximenes (Alece TV), Valéria Cavalcante (Procon), Luana Ponte (DDI), Mítsa Oliveira (DSAS), Adélia Thomeny (2ª CPG), Regina Uchôa (Certa) e Adriana Markan (Diretoria Administrativa Financeira (DAF).   

Foto: Pedro Albuquerque

 

 

Edição: Samaisa dos Anjos

 

 Núcleo de Comunicação Interna da Alece

E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também