Departamento de Gestão de Pessoas

Servidora traz testemunho durante Campanha Outubro Rosa

Por ALECE
19/10/2018 18:41 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Servidora Fátima Almeida fez um relato de superação durante a atividade Servidora Fátima Almeida fez um relato de superação durante a atividade - Foto: Paulo Rocha

A Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) e seus departamentos, ao longo do mês de outubro, realizam atividades em alusão a Campanha Outubro Rosa. Na tarde desta sexta-feira (19/10), o Departamento de Recursos Humanos (DRH) reuniu servidores e servidoras com camisas rosas, para acompanhar o testemunho de uma funcionária que compartilhou sua experiência de superação do câncer de mama.

A técnica legislativa Fátima Almeida relatou quem em 2011, após uma vistoria da mama, foi indicada a fazer o exame em um mastologista. "Na época foi solicitado que eu fizesse uma punção de mama. Por medo acabei não fazendo, o que foi errado da minha parte", pontua.

Fátima Almeida contou que após determinado tempo procurou o mastologista novamente e acabou fazendo a punção, quando foi detectado o câncer de mama. "É uma notícia que ninguém está preparado para receber. Foram anos de luta e apoio, principalmente, de Deus, dos meus familiares e amigos", comenta.

Fátima informou que foram quatro sessões de quimioterapia, 28 de radioterapia e que passou cinco anos tomando o medicamento recomendado. Até que em novembro de 2017, os médicos confirmaram que ela havia vencido o câncer de mama.

"Desde 1990 me visto de rosa nos meses de outubro, pois acaba se tornando um lembrete sobre a importância do exame de mama. E após ter enfrentado esse mal, o que eu gostaria de deixar é o convite à todas as mulheres, não só do Poder Legislativo, mas de todos os locais, que façam o exame de mama", ressalta.

A diretora do DRH, Maria Elenice Ferreira, destaca que a maioria do quadro de funcionários do Departamento é composto por mulheres, e que o depoimento de uma delas é de extrema importância para a conscientização das demais. "Essa iniciativa tem como prioridade falar para as mulheres do DRH e dos demais setores da Casa, que façam o autoexame de mama. Se prevenir, se cuidar, faz bem para nossa saúde", realça.

Veja também