UNIPACE - Escola Superior do Parlamento Cearense

Servidor da Alece recebe título de Embaixador da Literatura

Por Júlio Sonsol
29/04/2024 13:51 | Atualizado há 6 meses

Compartilhe esta notícia:

Pio Barbosa Neto é servidor da Unipace Pio Barbosa Neto é servidor da Unipace - Foto: Divulgação/Acervo pessoal

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento (Unipace), parabeniza o servidor Pio Barbosa Neto pelo título de Embaixador da Literatura (Ambassadeur Littéraire) e pela certificação concedida pelo Institut Cultive Brésil, por ocasião do Salon du Livre, referente ao Lançamento da Antologia Gonçalves Dias no canal Cultive.

O homenageado considera que ser contemplado com o título de Embaixador da Literatura (Ambassadeur Littérarie) foi algo que o surpreendeu. "Ao mesmo tempo, me senti plenamente consciente da minha paixão ardente pela palavra escrita e a geografia de sua libertação", afirma.

Pio Barbosa Neto é graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Fortaleza (1985), concluiu o curso de Ciências da Religião (2001), com pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2005), e em Ciências Políticas, Sociedade e Governo (2013). Também possui MBA em Formação de Políticas Públicas Inovadoras (2013), e em Assessoria Parlamentar (2016).

Foto: Divulgação/Acervo pessoal

O servidor concluiu pós-graduação em Gestão Pública, pela Faculdade Focus, do Paraná.  Também concluiu mestrado pela Universidad Politécnica y Artística del Paraguay (2011) e doutorado em Ciências da Educação (UPAP-PY - 2016).

Saiba mais

Além de já ter trabalhado na área de educação, ser escritor, roteirista e poeta, atualmente Pio Barbosa Neto trabalha na Unipace. Já atuou como consultor legislativo na Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Alece.

Pio Barbosa é, ainda, membro da Associação Cearense de Escritores e membro de honra da Divide Academie Françoise dês Letres Artes et Cultura (França). Na Alece, lançou  o livro "O Ato de Educar" . A obra foi editada pela Expressão Gráfica e é dividida em cinco capítulos: Educar: A condição humana; Educação como um fator de mudança social; A escola como organização aprendente;  A formação do educador  e Globalização e neoliberalismo na educação: a postura do educador em conflito.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também