Série Uma Advogada Extraordinária mostra as peculiaridades da rotina de uma autista
Por ALECE02/09/2022 16:17
Compartilhe esta notícia:
A síndrome do Transtorno do Espectro Autista já tem mobilizado séries como Atipycal (Netflix) e O Bom Doutor (Globoplay) nas plataformas de stream. O TEA,ainda considerado pouco conhecido pelo conjunto da sociedade, volta às telas através de Uma Advogada Extraordinaria, produção coreana, que está a disposição do público também na Netflix. Poderia ser apenas mais do mesmo, mas não é. A começar pela público que vem conquistando em todo o mundo, mostrando que a Coreia do Sul está definitivamente no rol dos grandes estúdios de audiovisuais.
Uma advogada Extraordinária acompanha a vida de WooYoung-woo, uma menina que por conta da síndrome só iniciou a fala quando já tinha cinco anos de idade, mas ao mesmo tempo revelou uma memória bem acima da média e uma paixão pelos códigos de lei, que ela era capaz de citar artigo por artigo, parágrafo por parágrafo e enorme capacidade dedutiva e de interpretação das legislação.
Apesar de sua capacidade de gravar e interpretar, a personagem encontra dificuldades de realizar atividades do cotidiano, como cruzar uma porta giratória ou lidar com excessos de ruídos em seu entorno. Woo também demonstra ecolalia, que é definida como a repetição de frases ou sílabas no final das frases, além de apresentar um gestual incomum para as demais pessoas, mas bem peculiar no espectro autista.
Diante de seu currículo universitário invejável, obtendo a primeira colocação em todas as disciplinas que cursou, a protagonista não encontrou dificuldades em conseguir uma colocação em um dos mais renomados escritórios de advocacia de Seul. Se seus empregadores foram sensíveis às qualidades de Woo, o mesmo não aconteceu entre as maioria de seus colegas advogados, que torceram o nariz para a nova integrante do ambiente de trabalho de comportamentos inusuais.
Entre as particularidades de Woo, está a enorme atração aos comportamentos de todas as espécies de baleias, que costumeiramente costumar associar ao seu cotidiano, mesmo que seu entorno não entenda muito bem porquê. A série traz momentos comoventes e muitas vezes angustiantes, levando aos espectadores reflexões sobre os desafios que os autistas têm em seus cotidianos, ao mesmo tempo em que gera uma empatia por Woo, que a cada episódio enfrenta novos desafios, desde entrevistar pessoas acusadas de ilícitos a realizar defesas de teses diante tribunais de justiça coreanos.
Serviço
A série está em sua primeira temporada, sendo lançado dois episódios por semana. Já estão disponíveis na plataforma Netflix 16 unidades, de aproximadamente 1h10min, cada.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também
Festival Fartura é atração nos dias 23 e 24 de novembro
Fortaleza vai ser palco de mais uma edição do "Festival Fartura – Gastronomia do Brasil", que acontece neste sábado (23/11) e domingo (24/11), na Praç...
Autor: Júlio Sonsol, com site do Festival FarturaFestival de cinema francês tem sessões até 20 de novembro
O Festival Varilux de Cinema Francês 2024 em Fortaleza traz para o público uma seleção de 19 filmes franceses inéditos e premiados, dentre os quais es...
Autor: Júlio Sonsol, com site do Festival Varilux de Cinema Francês 2024